Porto de Itaguaí expande exportação de minério de ferro

Com crescimento de 13,1%, o porto é o maior do país em movimentação de minério

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Porto de Itaguaí (Foto: Reprodução Internet)

O Porto de Itaguaí, administrado pela PortosRio, teve alta de 13,1% em exportação de minério de ferro durante o terceiro trimestre de 2023. Os dados são do recém lançado Estatístico Aquaviário, da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Neste terceiro trimestre, o Porto de Itaguaí movimentou 15,9 milhões de toneladas de minério de ferro. Esse volume corresponde a 13,2% do total de cargas movimentadas pelos portos públicos do país e representa um aumento de 8,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com matéria do Diário do Porto, em maio do ano passado, houve o anúncio de que o Porto de Itaguaí terá mais um terminal para exportação de minério. Na ocasião, a previsão era de que as obras seriam entregues até 2028, o iria ampliar consideravelmente a capacidade de exportação do terminal. Para a implantação do empreendimento estava previsto utilizar uma área de 312 mil metros quadrados, na qual seriam investidos R$ 3 bilhões, para aumentar a capacidade de escoamento de minério de ferro em 30 milhões de toneladas por ano.

Segundo especialistas, o Ministério do Meio Ambiente, comandado por Marina Silva, e o Ministério de Minas Energia poderão entrar em conflito com essa decisão. Isso porque com a chegada de mais um Terminal de minério, sendo o quarto da Baia de Sepetiba, a poluição aumentaria. Ainda de acordo com a análise de especialistas, o possível embate entre ministérios poderia levar a uma necessária intermediação da presdidência de Lula.

Advertisement

A possível expansão do Porto de Itaguaí foi criticada por Wagner Victer, ex-secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Estado do Rio de Janeiro. “Acho uma péssima notícia para o Estado. Isso não é para comemorar, é para chorar! Essas atividades são extremamente poluidoras”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Porto de Itaguaí expande exportação de minério de ferro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui