Porto Maravilha terá Vale do Silício Carioca; inauguração está prevista para o 1º semestre de 2023

Voltado à tecnologia e educação, Projeto ''POMAR - Porto Maravalley'' é idealizado pela Prefeitura do Rio e terá cerca de 10 mil metros quadrados

Esboço do projeto POMAR - Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou, nesta quinta-feira (17/11), o projeto ”POMAR – Porto Maravalley”, um hub de educação e tecnologia localizado no coração da Zona Portuária carioca.

O prefeito Eduardo Paes, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, e do diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, deu início às obras do galpão.

Com aproximadamente 10 mil metros quadrados, o espaço receberá o primeiro curso de graduação do IMPA, além de reunir startups, investidores e corporações de tecnologia.

Financiado em parceria com a iniciativa privada, o projeto transformará o Porto Maravilha no mais novo polo tecnológico da cidade, prevendo um investimento público de R$ 30 milhões em obras. A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2023, quando uma associação de empresas passará a ser responsável por gerir e manter o empreendimento.

Eduardo Paes apresentando o projeto POMAR – Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

A empresa PD7 Technology foi a escolhida para construir os sistemas elétricos e de automação de todo o espaço: “A ideia é que a área seja uma espécie de Vale do Silício carioca. Tudo será eficiente e propício para que a inovação possa acontecer. Estamos muito animados”, disse Paulo Duarte, Ceo&Founder da empresa.

”O Porto Maravalley é um passo fundamental no desenvolvimento da vocação econômica do Rio de Janeiro. Não tenho dúvida nenhuma que será um marco no desenvolvimento da cidade e que também vai consolidar, sob o ponto de vista urbano, o papel da região portuária com muitos lançamentos imobiliários e empreendimentos. Podem ter certeza de que, daqui a cinco, 10 anos, vamos passar e observar que aqui surgiu um dos maiores centros de conhecimento do nosso país, que é esse hub do Porto Maravalley”, disse Paes.

Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui