Porto Maravilha terá maior galeria de arte urbana a céu aberto da América Latina

Projeto prevê a ampliação dos famosos muros multicoloridos da região e aquecer a economia e a cena artística da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: (Reprodução Redes Sociais)

Passando por constantes transformações nos últimos tempos, a Zona Portuária do Rio vem potencializando toda sua vocação artística para encantar cariocas e turistas. Além de diversos equipamentos culturais, como o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio, a região possui os já icônicos murais gigantes e multicoloridos que são destaque no chamado Distrito Artístico do Porto.

Diante de todo essa aptidão, um novo projeto ambicioso chega para aumentar em mais de 11 mil metros quadrados os muros grafitados, transformando o espaço na maior galeria de arte urbana a céu aberto da América Latina.

O Distrito de Arte do Porto conta, atualmente, com dezoito murais ao longo do Passeio Ernesto Nazareth, entre a Rua Professor Pereira Reis com a Avenida Cidade de Lima. O objetivo da projeto é dar oportunidades a novos artistas, fazendo com que o local ganhe novas obras com o passar do tempo.

“Queremos promover a economia local, enriquecer culturalmente a comunidade que vive no entorno e transformá-lo num atrativo ponto turístico na cidade”, relatou à Veja Rio, Hiroshi Shibuya, CEO do Núcleo de Ativação Urbana, instituição à frente da ideia.

Advertisement

Quem passeia pelo Porto Maravilha, observa que as pinturas grafitadas nos muros contém temas diversos. Indo de homenagens a grandes sambistas, como Arlindo Cruz e Beth Carvalho, no mural intitulado “O Último Dueto”, até painéis que transmitem mensagens de protesto, como o da artista Juliana Fervo, que mostra a autonomia das mulheres no mercado de trabalho.

Outros trabalhos exaltam lideranças do movimento negro, que lutaram pela igualdade racial, como Martin Luther king. Outros desenhos expostos destacam as etnias e a miscigenação que construiu a sociedade brasileira, como os famosas imagens do artista Eduardo Kobra.

Para marcar o início do projeto, o Museu de Arte do Rio recebe a primeira edição do Fórum de Arte Urbana do Rio de Janeiro nos dias 8 e 9 de outubro. Serão cerca de 50 convidados, entre eles os artistas do Distrito de Arte do Porto, que vão debater pautas importantes deste universo. Quem tiver interesse em participar deve chegar às 14h. Os lugares são limitados. Haverá também transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do Distrito de Arte do Porto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Porto Maravilha terá maior galeria de arte urbana a céu aberto da América Latina
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui