O Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) promoveu a 4ª edição do Prêmio “Portos + Brasil”, no último dia 9, e a PortosRio foi a primeira colocada na categoria de ‘Crescimento na movimentação de contêineres’, entre todos os portos do país. O Porto do Rio de Janeiro movimentou 656.534 TEUs em 2022, representando uma alta de 23,5% na comparação com o volume registrado no ano de 2021, segundo os dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
O diretor de Negócios e Sustentabilidade da PortosRio, Eduardo Marinho, recebeu o prêmio, entregue pelo ministro Márcio França. A cerimônia, que aconteceu no Clube Naval de Brasília, reuniu também o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery, o almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, chefe do Estado-Maior da Armada (EMA), da Marinha do Brasil, além de parlamentares e representantes do setor portuário brasileiro.
O Prêmio “Portos + Brasil” é uma forma de avaliar o setor portuário, reconhecer as boas práticas de gestão e estimular a busca permanente de excelência na gestão dos portos públicos e Terminais de Uso Privado (TUPs) do Brasil. São premiados os três primeiros colocados em cada uma das dez categorias contempladas: Ranking Igap, Avanço no Igap, Execução de investimentos planejados, Variação do lucro operacional (EBTIDA), além do Crescimento da movimentação: ‘Total dos portos públicos’, ‘Total dos TUPs’, ‘Granel Sólido’, ‘Granel Líquido’, ‘Carga Geral’ e ‘Contêineres’.