Começou a viralizar nas redes sociais, o vídeo de uma portuguesa que ensina “táticas” para não pagar mais caro nos comércios do Rio de Janeiro. A estrangeira, que possui familiares brasileiros, compartilhou nas redes sociais uma imitação do sotaque carioca para sobreviver aos comerciantes locais que costumam cobrar mais caro quando identificam alguém de fora da cidade, segundo a mesma.
“Olá amigos, eu vou mostrar para vocês a técnica que eu desenvolvi para não me cobrarem mais caro as coisas no Rio de Janeiro. O truque é fazer meu sotaque brasileiro, que é péssimo, mas dizer apenas uma palavra. Eu não posso dizer mais do que duas palavras em uma frase, porque se não eu vou ser descoberta”, explicou a gringa Layla Zamorano.
No vídeo, Layla, ensinou com muito humor, algumas gírias características do jeitinho de carioca para garantir uma passibilidade. “Quando acabo de chegar em uma banca, digo ‘oi’ e espero a resposta, depois disso pergunto o valor apenas dizendo ‘quanto é?’ e respondo ‘caro’ para o atendente”, exemplificou.
Em um outro momento, ela revela que a mãe, que é brasileira, a proibiu de reproduzir o sotaque da cidade, entretanto, Layla parece ignorar pois não concorda com o modus operandi dos comerciantes daqui. “Cada um tem que sobreviver com as armas que tem. Eu gosto muito do meu dinheiro, não quero ser cobrada mais caro“, completou.
O vídeo viralizou no TikTok e no Twitter, já alcançou a marca de 1 milhão de visualizações em poucos dias. Layla agradeceu o carinho dos cariocas e segue postando conteúdos sobre sua viagem ao Brasil. E agora, devido a enorme repercussão, a gringa teme ser “descoberta” e que a cobrem mais caro de qualquer maneira.
Porém, minha dúvida permanece. Cobrar dois valores diferentes a pessoas distintas é legal?