Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e órgãos do governo estadual foi deflagrada nesta quinta-feira (27) para investigar fraudes e irregularidades em postos de combustíveis no estado do Rio de Janeiro. Um dos alvos da ação foi um posto localizado no Cachambi, na Zona Norte da capital, que foi interditado por apresentar diversas infrações, incluindo fraude nas bombas, contaminação do solo e a comercialização de cigarros contrabandeados. As informações são do Tempo Real.
De acordo com os agentes, o posto fornecia 500 ml a menos por tanque abastecido do que o indicado no visor da bomba. Além disso, o local estava operando com a licença ambiental vencida desde 2023, violando normas de segurança e proteção ao meio ambiente.
Como medida imediata, o posto foi interditado e os bicos de abastecimento lacrados. O responsável pelo estabelecimento será autuado e terá 15 dias para apresentar defesa.
A ação está sendo conduzida por agentes da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, da Delegacia do Consumidor (Decon), do Procon-RJ, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
As investigações foram iniciadas a partir de denúncias de fraudes nas bombas de combustível e da mistura ilegal de etanol, substância inflamável que, além dos riscos à saúde, pode causar cegueira em casos de contato direto. A fiscalização também inclui a análise das relações de consumo, com verificação da validade e regularidade dos produtos vendidos nos postos.
A operação seguirá ao longo da semana em outras regiões do estado, com o objetivo de coibir práticas lesivas ao consumidor e garantir a segurança dos combustíveis comercializados.