A Fecomércio RJ concluiu a instalação de 22 câmeras Gabriel de monitoramento nos 11 postos de salvamento das praias do Leme ao Leblon. Cada posto recebeu duas câmeras de alta precisão, cobrindo tanto as áreas de asfalto quanto as de areia, e capturando imagens até o espelho d’água. Essa é a primeira vez que a orla carioca conta com monitoramento tão abrangente das areias, um avanço significativo para a segurança pública da região.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Fecomércio RJ, Orla Rio, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ), Sindicato de Restaurantes, Bares e Alimentação (SindRio) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RJ). “Este convênio está a serviço da sociedade, com o objetivo de impulsionar o comércio, o turismo e as atividades empresariais, fortalecendo a sinergia entre o poder público e a iniciativa privada”, destaca o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Expansão do monitoramento e cobertura da orla
A segunda fase do projeto prevê a instalação de mais 136 câmeras em 58 quiosques dos bairros Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. A meta é que o sistema esteja em pleno funcionamento até a segunda quinzena de novembro, antes da alta temporada de turismo, para reforçar a segurança durante o verão e as festividades de Réveillon.
Com a expansão, também serão instaladas câmeras em 22 hotéis e 28 restaurantes na área que abrange do Leme ao Posto 6, em Copacabana. A integração das novas câmeras ao sistema de monitoramento dos Batalhões da Polícia Militar (19º BPM e 23º BPM) será complementada pela atualização das centrais de monitoramento nas sedes dos batalhões, em colaboração com o Centro Integrado de Comando e Controle da PMERJ.
No total, a expectativa é de que a orla da Zona Sul do Rio conte com oito mil câmeras integradas, oferecendo uma ampla rede de segurança pública.