Moradores da Praça da Bandeira estão preocupados com a ausência do símbolo que dá nome ao bairro. O mastro, localizado no centro da praça, está vazio há 19 dias, o que tem levantado questionamentos no bairro. Mauro Sérgio, presidente da Associação de Moradores da Praça da Bandeira, expressou sua preocupação sobre a reposição da bandeira. A informação é BandNews.
“Por que a praça que dá nome ao bairro está há 19 dias sem a bandeira nacional? Esperamos que a prefeitura não coloque outra bandeira que não seja a nossa, como já aconteceu antes. Nenhuma bandeira deve ser mais importante que a nacional“, afirmou Mauro.
A história da praça está intimamente ligada ao símbolo nacional, como explica o historiador Rodrigo Rainha. “A Praça da Bandeira foi criada com o propósito de ser um local para honrar e valorizar a bandeira nacional”, relata. Segundo ele, a praça surgiu no final da década de 1940, início dos anos 1950, num contexto em que o Brasil, saindo da Segunda Guerra Mundial, buscava reforçar símbolos nacionalistas. “Naquela época, o Rio de Janeiro ainda era a capital do país e havia uma forte tendência de criar ícones nacionalistas, especialmente sob a presidência do militar Eurico Gaspar Dutra.“
Antes de sua criação, a área da praça era conhecida como uma região de mangue e passagem entre o centro da cidade e o interior do estado, local com histórico de alagamentos.
Em nota, a Secretaria Municipal de Conservação, responsável pela manutenção da praça, informou que a bandeira foi danificada por um vendaval. Segundo a secretaria, uma nova bandeira será colocada na próxima semana, restabelecendo o símbolo ao seu lugar de origem.