Praça do Tijolinho, no Andaraí, passa por revitalização

Erguida na década de 1980, a Praça do Tijolinho foi construída na área da extinta Fábrica Têxtil Cruzeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio fez, nesta segunda-feira (20/11), a entrega da Praça Professor Darcy Pereira, popularmente conhecida como Praça do Tijolinho, após o local passar por revitalização. Os trabalhos contaram com a participação de diversos órgãos municipais, como Subprefeitura da Grande Tijuca, Secretaria Municipal de Conservação, Comlurb, Rioluz e CET-Rio.

Erguida na década de 1980, a Praça do Tijolinho foi construída na área da extinta Fábrica Têxtil Cruzeiro. Até hoje é possível ver resquícios dessa época na região, como as chaminés do “Tijolinho” e a famosa Torre do Relógio, que também passou por revitalização.

Na Prefeitura, a gente caminha numa direção só e quem mais se beneficia é a população. A gente fica feliz de ver que o dinheiro de vocês está sendo bem investido. Ninguém está colocando brinquedo, grama sintética, brita na praça e parcão com dinheiro da Prefeitura. Tudo o que está aqui foi feito com o dinheiro de vocês. Então, hoje está tudo bonito e revitalizado, mas se não cuidar da manutenção vai ser tudo destruído. Queremos voltar aqui muitas vezes para ver esse espaço bem cuidado, com as crianças e famílias usando com todo o zelo”, afirmou o secretário da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, que representou o prefeito Eduardo Paes.

No local, a Comlurb criou um playground para as crianças, com a instalação de balanços e gangorras produzidas com eucaliptos. Também foram feitas a pintura das grades, da capela e houve troca da tela do parcão. A Conservação também fez melhorias para garantir o lazer das crianças. Além da construção de uma base de concreto, sobre a qual foi colocada grama sintética para fazer uma área de recreação, houve nivelamento de solo e aplicação de brita em alguns pontos para a evitar bolsões d’água e trazer melhorias para o entorno dos brinquedos. Já a Rioluz modernizou a praça com 79 luminárias LED, que também foram colocadas no coreto. Para a segurança de todos, a CET-Rio implantou placas de sinalização e pintura de faixas para pedestres e motoristas.

Advertisement

A inauguração contou com a presença do Chegando de Surpresa, grupo de garis que usam a música em campanhas de conscientização para o descarte correto do lixo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Praça do Tijolinho, no Andaraí, passa por revitalização
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui