Praça Harmonia, na Gamboa, é revitalizada

O evento de reinauguração acontece nesta terça, com jogo amistoso de futebol entre as crianças do projeto Gamboa Ação, atividades recreativas para crianças e contação de histórias infantis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (06/06), a cidade do Rio de Janeiro ganha a revitalização de um importante espaço público: a Praça Harmonia, na Gamboa – região portuária, que teve as obras finalizadas pelo Revitaliza Rio. O evento de reinauguração começa às 15h, com jogo amistoso de futebol entre as crianças do projeto Gamboa Ação, atividades recreativas para crianças, às 16h, e contação de histórias infantis, às 17h.  

O RevitalizaRio é uma iniciativa que tem à frente Lilian Pieroni e Luciana Levacov, da Carioca DNA, e Renata Lima, da Das Lima. Seu principal foco é o resgate de espaços públicos da cidade, preservando patrimônios culturais e artísticos do Rio de Janeiro. A meta é transformar lugares que sofreram com a degradação ao longo dos anos em ambientes de convivência, cultura e lazer, devolvendo à população locais para diversão. 

“Fizemos o projeto da Praça da Harmonia em parceria com a comunidade, atendendo demandas antigas de seus frequentadores e moradores da região. O trabalho todo aconteceu sob a orientação dos órgãos municipais responsáveis pela preservação do local. Marcamos a entrega da praça totalmente renovada para o próximo dia 6, com várias atividades recreativas para as crianças da área. Ficamos muito felizes com o resultado”, indica Renata Lima. 

A Praça ganhou a reposição do saibro dos espaços de caminhada, nivelamento do solo e manutenção dos canteiros. O projeto de recuperação paisagística abrangeu o plantio e a reconstituição de canteiros e gramados. O coreto também passou por obras, com a reforma do telhado e pintura. A quadra poliesportiva teve seu gradil renovado, assim como as traves de futebol, as cestas de basquete e a pintura do piso. Nas áreas de convivência, mesas de jogos de tabuleiro foram pintadas e os bancos foram recuperados e/ou trocados. No parque infantil, os brinquedos quebrados foram substituídos por novos. 

Advertisement

“Conversamos algumas vezes com crianças de escolas e ONGs da região, que frequentam a praça, e buscamos entregar um parquinho infantil de acordo com o que elas queriam”, afirma Lilian Pieroni. 

Os refletores de todos os postes da Praça da Harmonia foram trocados somando 14 painéis de led de 300w, quatro deles no coreto e dez na quadra, oferecendo maior comodidade na prática de esportes à noite.

O próximo espaço carioca a ser revitalizado é a Praça Paris, na Glória, que foi inaugurada em 1929, projetada pelo arquiteto e urbanista francês Alfredo Agache. O local possui jardins em estilo francês, semelhantes aos do Palácio de Versailles, na França, com grandes gramados, lago e chafariz, em composição simétrica. Serão renovados o piso de saibro, o mobiliário e a iluminação, todas as esculturas passarão por limpeza e será reforçada a manutenção dos jardins. O projeto ainda inclui programa de ocupação do espaço com aulas de ioga, roda de choro e contadores de histórias.

O Revitaliza Rio conta com apoio da Prefeitura do Rio através das secretarias de Cultura e do Meio Ambiente, da CDURP, do Parques e Jardins, do Inepac, e da Associação de Amigos do Museu Histórico da Cidade, além de um grupo de empresas patrocinadoras.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Praça Harmonia, na Gamboa, é revitalizada
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui