Praça Mauá recebe a 2ª edição do ‘Festival WOW Rio 2023’ neste mês

O evento que acontecerá no dia 27, 28 e 29 de outubro promete celebrar a diversidade das vozes femininas e buscar promover mudanças significativas na sociedade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Douglas Lopes

O aguardado Festival WOW Rio 2023 está prestes a abrir suas portas para a segunda edição presencial, e a expectativa é que mais de 100 mil pessoas participem deste grande encontro. O evento, que acontece na Praça Mauá, no Centro do Rio, apresenta uma programação impressionante, com mais de 200 atividades, uma feira de negócios que abrigará 250 barracas de empreendedoras, instituições, ativistas e parceiros, cerca de 500 convidados que conduzirão rodas de conversa, além de shows e oficinas.

Desde 2010, o Festival WOW tem promovido encontros em várias partes do mundo, e o Brasil, mais especificamente o Rio de Janeiro, foi escolhido como a sede da sua versão latino-americana. A organização do evento no país fica a cargo da Redes da Maré, uma instituição reconhecida por sua longa atuação no conjunto de 16 favelas da Maré e pela sua luta incansável pela garantia dos direitos dos 140 mil moradores.

Para Eliana Sousa Silva, uma das curadoras do WOW no Brasil e diretora da Redes da Maré “a proposta é fornecer um espaço seguro e aberto para refletir sobre questões que afetam a vida das mulheres, assim como considerar suas perspectivas para construir outros modos de vida, formas de pensar e mudanças sociais amplas” comentou. 

A conexão entre o Festival WOW e a Redes da Maré aconteceu em 2016, quando Jude Kelly, CEO e fundadora da Fundação WOW, visitou a Casa das Mulheres da Maré – um espaço dedicado ao estímulo do protagonismo político de meninas e mulheres, oferecendo capacitação profissional, atendimento sociojurídico e psicológico gratuitos.

Advertisement

A partir desse encontro, surgiu o desafio de realizar o festival na cidade, reunindo vozes, experiências e ideais das mulheres, com toda a sua diversidade. Jude Kelly destaca: “O Festival Mulheres do Mundo – WOW traz uma história de confiança, inclusão e comprometimento que tornará o evento poderoso e positivo. Isso, sem dúvida, levará a uma mudança genuína e capacitará outros a agir” pontuou.

O evento se configura como um encontro que articula pensamentos, fazeres e vivências de mulheres diversas, tendo como base a experiência histórica brasileira e o repertório da instituição que organiza o evento no país. A curadoria é fortemente influenciada pelas dinâmicas de raça e território, especialmente aquelas sensíveis ao conjunto de 16 favelas da Maré e à atuação construída pela Redes da Maré e seus parceiros na luta pela garantia de direitos.

E vale ressaltar que os três dias de programação são totalmente gratuitos.

Serviço: Festival Mulheres do Mundo – WOW

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Praça Mauá recebe a 2ª edição do 'Festival WOW Rio 2023' neste mês
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Praça Mauá recebe a 2ª edição do 'Festival WOW Rio 2023' neste mês
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui