A Praça Tia Carmem do Xibuca, que homenageia a liderança da “Pequena África” que fez história ao defender as origens da cultura negra no Brasil, está de cara nova a partir desta sexta-feira (28/03). Revitalizado pelo projeto LAB Cidades Criativas, o espaço no bairro Cidade Nova, no centro do Rio, passa a contar com novos bancos e canteiros, além de um mural assinado pelos artistas Val Pires, do Xilopretura, e Rafael Geraldo.
O nome da praça localizada entre as ruas Benedito Hipólito e Carmo Neto, próximo ao metrô da Praça Onze, é uma homenagem à Carmem Teixeira da Conceição, conhecida como Tia Carmem do Xibuca, moradora da região e referência religiosa para a comunidade local. Nascida na Bahia em 1878, Tia Carmem seguiu os passos da mãe como uma das mulheres baianas que se articulavam em prol dos ex-escravizados e imigrantes moradores da região central do Rio de Janeiro.
Esta é a segunda edição do LAB Cidades Criativas que, além da Praça Tia Carmem do Xibuca, também atuou na revitalização do Mirante do Pedrão, na Zona Sul do Rio, da Praça Maria Aparecida e da Praça da Bíblia, ambas em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Na próxima segunda-feira, 31 de março, será entregue a última reforma da edição, a Praça dos Ex Combatentes, em São Gonçalo, conhecida pela icônica Batalha do Tanque, uma roda cultural de rap entre MCs, que duelam entre si com batalhas de rima freestyle.
Em sua primeira edição, em 2022, o projeto reformou espaços públicos nos municípios fluminenses de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Paraty e Maricá através de ações de intervenção urbana como pinturas, instalações e ações de mobiliário urbano.
O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com patrocínio da Naturgy e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Incentivo à Cultura. A produção executiva é da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero.