A cantora, compositora e atriz Gaby Amarantos faz show gratuito neste sábado (25/3) na Praça Tiradentes, Centro do Rio, no Festival Sesc Mulheres Plurais. O evento tem início às 14h e se estende ao longo do dia com atividades alusivas ao Mês das Mulheres, encerrando com os shows do grupo Moça Prosa e da artista paraense a partir das 18h.
O público que comparecer ao evento poderá desfrutar de feira criativa e gastronômica, espaço zen com massagem, aromaterapia, intervenções artísticas, música da DJ Orkidia e programação infantil. A programação inclui ainda atrações culturais, oficinas, exposições temáticas, roda de conversa Vozes Múltiplas, com a presença de Helena Teodor, Lian Thai e Amara Moira, e uma biblioteca móvel (BiblioSesc).
Show levará a Amazônia para a Praça Tiradentes
Gaby Amarantos apresentará o show #Purakêtour, um espetáculo efervescente que transporta o povo numa nave sonora, flutuando pelos rios numa jornada até o coração da floresta. É uma apoteose de cores e beats, e uma reflexão sobre uma Amazônia futurista. Com a nova turnê, a artista convida o público para viver um pouco da sensação de estar na Amazônia e conhecer a floresta a partir do ponto de vista de quem cresceu e vivencia ela – uma floresta tecnológica e eufórica, cheia de luz e alegria.
A proposta da artista com a #Purakêtour é fazer com que as pessoas se divirtam e, a partir da diversão e da contemplação de toda essa beleza, se envolvam mais com toda a natureza da Amazônia. Os looks para o show, cinco ao todo, contam com a assinatura do style Rodrigo Polack e idealização do estilista paraense Fabrício Neves. A paleta de cores para os looks foi criada tendo o pássaro guará como referência. Além das músicas do álbum homônimo, Gaby Amarantos também apresenta ao público releituras dos clássicos do Treme e outros hits atemporais da cena tropi-pop.
Lançado em setembro de 2021, Purakê é o aclamado sucessor do lendário Treme (2012). O álbum conta com parcerias poderosas como Elza Soares, Alcione, Liniker, Ney Matogrosso, Jaloo, Luedji Luna, Leona Vingativa, entre outras grandes estrelas. O álbum se destacou por apresentar um “novo som da Amazônia”, como composições da própria Gaby e direção musical assinado pelo paraense Jaloo.
O título Purakê é uma referência ao peixe elétrico pré-histórico da Amazônia, cuja voltagem chega a 860 volts, enfatizando a eletricidade natural que é uma característica de toda sua força e representatividade como mulher e cantora brasileira. Todo o processo de composição e produção musical aconteceu a bordo de um barco no Rio Tapajós, na Amazônia.
SERVIÇO
Festival Sesc Mulheres Plurais
Dia 25/3/2023 – A partir das 14h
Praça Tiradentes – Centro do Rio de Janeiro
Grátis
PROGRAMAÇÃO
– Campanha de enfrentamento da Violência contra Mulher
– Orientações e prevenções
– Espaço zen com massagem, aromaterapia, intervenções artísticas e literárias e slam
– Feira Criativa e Gastronômica
– Oficinas
– Programação Infantil
– Atrações culturais e artísticas ao longo do dia – Palco POP.
– Biblioteca Móvel
– Tenda de Serviços da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher
– Exposições temática
– Roda de Conversa Voz Múltiplas (15h)
Convidadas: Helena Teodoro, Lian Tai e Amara Moira
– Shows (18h):
Moça Prosa
Gaby Amarantos
“Mulheres plurais”, bla, bla, bla. Não pode chegar lá e só cantar a p… da música? Tudo agora tem que ter lacração?