Praia da Bica, na Ilha do Governador, vira latão de lixo

As imagens feitas por um internauta mostram o mar coberto por todo tipo de detrito. Com a ressaca, o lixo foi jogado na calçada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Lixo na Praia da Bica, na Ilha do Governador / Imagens: Roberto Macchiute

O tradicional bairro da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio de Janeiro, há anos sofre com a poluição das suas praias e da Baía de Guanabara. Originalmente um bairro tradicional, a Ilha abriga também comércio variado, serviços e indústrias. O tratamento do esgoto e dos rejeitos produzidos por tais atividades nem sempre são adequados, o que afeta a balneabilidade das praias da região. Sem contar a falta de educação do população que faz o descarte do lixo de acordo com as suas comodidades, sem sequer pensar sobre a ocorrência de possíveis danos ambientais.

Um vídeo postado, na última sexta-feira (20), em uma rede social mostra o estado calamitoso em que se encontra a Praia da Bica, no Jardim Guanabara. Nas imagens postadas pelo internauta e administrador da página do Ilha do Governador On Line, Roberto Macchiute é possível ver a quantidade de lixo espalhada pela orla. É uma mar de papeis, caixas, garrafas, enfim, todo tipo de detrito que uma população mal educada é capaz de produzir e jogar nas águas, como se o mar fosse uma lixeira a céu aberto. Nas imagens é possível ver as ondas jogando o lixo na calçada, tornando impossível um passeio descompromissado pelo local. Além da questão visual, que é terrível e depõe contra a população do Rio, há ainda a questão de saúde pública.

Revoltados, alguns internautas comentaram as imagens e apontaram possíveis causas para tão vergonhoso espetáculo. O internauta CR Guimarães ressaltou a responsabilidade da população pela lixeira que se tornou a praia da Bica. Para ele, “o primeiro passo seria a população dar o exemplo. Infelizmente, o povo é muito mal educado e 80%, quiçá 100%, desses detritos foram jogados pelo próprio povo no mar, no mesmo dia da ressaca.” O internauta ressalta ainda que enquanto não mudarmos a nossa “cultura” tal situação perdurará.

A usuária da rede social, Vitória Régia, enfatizou que caberia ao poder púbico aplicar multas severas a quem jogasse lixo na rua ou no mar. Segundo ela, “deveria ter multa séria. Eu acho que o poder público não tem culpa. Quando, na verdade, o que se faz é quebrado, roubado – temos um povo exatamente porco.”

Advertisement

Há quem credite à corrupção política consolidada no Rio de Janeiro, o cenário de agressão ambiental e clara má educação. A questão é, no entanto, antiga e complexa. Mas não resta dúvida que a população do estado tem uma clara responsabilidade sobre a degradação sanitária e ambiental causadas pelo descarte indevido do lixo. O Rio de Janeiro, belíssima cidade que é, não merece que essas imagens circulem mundo à fora.

Vídeo postado por Roberto Macchiute, administrador da página Ilha do Governador On Line

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Praia da Bica, na Ilha do Governador, vira latão de lixo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui