Praia do Flamengo é liberada para banho pela 3ª semana consecutiva

Boletim semanal do órgão ambiental estadual aponta melhora na qualidade da água das praias da Baía de Guanabara

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Pela terceira semana seguida, o boletim de monitoramento de qualidade das praias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) liberou a Praia do Flamengo para banho no fim de semana. Dados foram divulgados na última quarta-feira (06/07) pelo órgão ambiental. As informações foram divulgadas pelo portal de notícias ”G1”.

Os boletins de balneabilidade do instituto apontam para uma nova realidade das praias no entorno da Baía de Guanabara: a boa qualidade ambiental de um local historicamente poluído. De acordo com técnicos do Inea, a reconstituição do sistema de drenagem, a troca de troncos coletores, as obras de recuperação ambiental e as intervenções realizadas pelas concessionárias nos últimos três anos influenciaram neste resultado.

Periodicamente, técnicos do Inea coletam materiais de 290 pontos no estado para verificar a balneabilidade de cada corpo hídrico. Na capital, são 37 pontos em 20 praias, desde Barra de Guaratiba até a Praia do Flamengo.

A água coletada é enviada para análise no laboratório do instituto, localizado na Zona Oeste da capital. Os resultados levam em consideração o nível de concentração de coliformes termotolerantes existentes na água, que podem ser originários do vazamento de esgoto não tratado no mar.

Advertisement

De acordo com a Águas do Rio, desde que começou a atuar na região, mais de 20 milhões de litros de água contaminada com esgoto deixaram de cair na praia todos os dias. O trabalho inclui a construção de uma elevatória de esgoto no subsolo da Praça do Índio, no Flamengo, a faxina inédita do túnel que capta o esgoto da Zona Sul e o encaminha até o Emissário Submarino de Ipanema, além do desvio provisório do Rio Carioca para dentro dele. O rio, aliás, está sendo recuperado através de ações de fiscalização para o fim do despejo irregular de esgoto no seu curso d’água. O próximo passo é devolvê-lo à sua foz.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Praia do Flamengo é liberada para banho pela 3ª semana consecutiva
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui