Praia dos Amores, na Barra, chama atenção nas redes sociais por sua água variar entre poluída e cristalina

Especialistas afirmam que a maré, e até as fases da lua, influenciam a qualidade da água na região; a praia raramente tem ondas agitadas e atrai praticantes de esportes náuticos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia dos Amores - Foto: Reprodução/Te Vejo pelo Mundo

A Barra da Tijuca é conhecida por suas belezas naturais que chamam atenção de visitantes, e moradores, e pelos luxuosos condomínios. Mas, além disso, existe uma praia peculiar, na região, que vem chamando a atenção nas redes sociais e é a Praia dos Amores.

É uma das menores praias do Rio e consegue oferecer dias de águas cristalinas e com uma mudança de visual – que nem parece ser na Barra – com casas e prédios mais baixos, restaurantes e ângulos da Pedra da Gávea. Contudo, a mesma praia pode reservar águas poluídas pelo esgoto do Complexo Lagunar da Barra – a Praia dos Amores fica na foz da Lagoa da Tijuca, ao lado do Quebra-Mar, debaixo da Ponte da Joatinga.

A maré influencia diretamente a qualidade da água, por isso, para não tomar um susto com dia de praia suja, especialistas dão dica de como saber quando a praia estará cristalina.

De acordo com oceanógrafo David Zee, o visitante tem que observar o movimento, o horário, da maré e até as fases da lua.

Advertisement

O ideal é ir às luas nova e cheia, na maré de sizígia (quando a superfície do oceano sobe e desce mais que o normal). Nessa situação, quando a maré está na baixa, ela vaza com força, quando está na cheia, entra com força. Se você for em um dia de lua cheia e lua nova procure ver o horário de maré cheia. E, nesses horários que o mar entra com muita força, a maré vai estar muito limpa, muito bacana para curtir. Quando estiver baixando, vai estar toda suja”, explica Zee, ao G1.

Protegida do mar aberto, a praia raramente tem água agitada, e atrai praticantes de stand up paddle, caiaque e jet ski, entre outros esportes náuticos.

Como chegar

A Praia dos Amores fica a uma distância de aproximadamente 25 minutos a pé da estação de metrô Jardim Oceânico. Além disso, as linhas de ônibus 863, 301/302, 565 e 548INT3 passam pela região.

Informações do Portal G1.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Praia dos Amores, na Barra, chama atenção nas redes sociais por sua água variar entre poluída e cristalina
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui