Quatro praias do Estado do Rio estão entre as 38 concorrentes ao certificado internacional Bandeira Azul 2024. A distinção, atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), reconhece praias e marinas que atendem a rigorosos critérios de qualidade ambiental, segurança, infraestrutura, informação aos usuários e sensibilização ambiental.
As praias cariocas que disputam o título são Grumari, Prainha e Praia da Reserva, todas localizadas na Zona Oeste da capital. Estas praias são conhecidas não apenas pela beleza natural, mas também pela distância do grande núcleo urbano da cidade, o que contribui para a preservação de suas águas limpas e ambiente preservado.
A Prainha, conhecida por ser endereço certo dos surfistas, já ostentou o certificado por 13 vezes. Já a Praia da Reserva foi certificada três vezes anteriormente, enquanto Grumari concorre pela primeira vez ao selo.
Em Niterói, a Praia do Sossego também está na disputa pelo certificado pela quarta vez. Segundo a gestão municipal, o local passou por melhorias recentes, reforçando seu compromisso com a qualidade ambiental e infraestrutura adequada para os frequentadores.
No cenário nacional, um total de 56 praias brasileiras foram inscritas para o processo de certificação, das quais 38 foram pré-aprovadas, além de 11 marinas. Todos os locais pré-selecionados agora serão recomendados ao júri internacional, que se reunirá em setembro em Copenhague, na Dinamarca, para a decisão final.
A expectativa é que o resultado seja divulgado em outubro, e a cerimônia de entrega da Bandeira Azul no Brasil está programada para o dia 1º de novembro.