Praias do Rio terão atuação reforçada da Comlurb durante o verão

Operação Praia Limpa teve início nesta quinta (21) no Arpoador; serão mais de mil garis trabalhando diariamente nos quase 60km de orla da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia do Arpoador, na Zona Sul do Rio de Janeiro - Foto: Rafael Jannuzzi/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou, nesta quinta-feira (21/12), no Arpoador, Zona Sul da capital fluminense, a Operação Praia Limpa, que contará com atuação reforçada da Comlurb na orla marítima carioca para o verão, que começa nesta sexta (22/12).

A ação mobiliza, diariamente, além dos 600 garis que já trabalham nas praias, mais 490 profissionais, totalizando 1.090 distribuídos nos 56km de orla da cidade.

A grande novidade deste ano é o desafio lançado pela Comlurb com voluntários, pelo descarte correto de resíduos. As atividades serão realizadas durante todo o verão e contarão com a participação do carismático gari Renato Sorriso.

Estão sendo fechadas parcerias com ONGs, empresas e grupos de atletas de beach tennis para promover mutirões de limpeza nas areias e eventos que estimulem banhistas a darem o destino correto ao lixo.

Advertisement

Leia também

Proposta do BNDES para o Centro do Rio inclui calçadões e parque no Canal do Mangue

Há quarenta anos fazendo fantasias com materiais recicláveis, ex-empregada doméstica se destaca em concursos e tem fotos espalhadas pelo mundo

Vale destacar que as equipes de garis trabalham em até três turnos na limpeza das praias durante todo o verão, incluindo noite e madrugada, para que os banhistas recebam as praias limpas no dia seguinte. O serviço na areia, nos calçadões e na ciclovias foi incrementado com os novos tratores de praia, com equipamento acoplado para peneirar e revolver a areia, numa limpeza mais minuciosa, higienizando a área e contribuindo com a redução de impurezas, chegando a alcançar 20cm de profundidade.

O revolvimento, além de ajudar na prevenção de micro-organismos, retira resíduos de menor tamanho. O equipamento não era usado na limpeza das praias há seis anos. Com a aquisição, a Companhia volta a ter o padrão existente até 2016.

O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, reafirmou a importância de os frequentadores das praias colaborarem com os garis, fazendo o descarte correto de seus resíduos.

”Estamos reforçando as equipes de garis para garantir uma praia em ótimas condições para os banhistas durante todo o verão. Mas precisamos que os frequentadores façam o descarte de seus resíduos nos locais corretos. Não falta local para colocar o lixo, estamos com muitos contêineres na orla, com caixas metálicas de grande capacidade, de 1.200 litros. Além disso, este ano estamos com a novidade do desafio do descarte correto, para provocar que as pessoas deixem seu lixo nos contêineres ao deixar a praia”, disse.

Distribuição de contêineres em pontos estratégicos das praias

Para garantir aos banhistas mais locais para o descarte correto de resíduos, a Comlurb também está disponibilizando 1.650 contêineres de 240 litros distribuídos em pontos estratégicos das praias; caixas metálicas maiores, de 1.200 litros; e papeleiras, isto é, cestos laranjas fixados nos postes.

O grupo de conscientização Chegando de Surpresa, composto de garis, participa da Operação Praia Limpa, com campanhas de orientação aos banhistas e distribuição de sacolas de material reciclável para recolhimento de resíduos gerados na praia.

Com os eventos à noite nas praias do Rio no verão, reunindo muitos frequentadores, em alguns trechos os garis precisam aguardar a liberação do local para trabalhar. A medida é necessária devido à movimentação dos tratores. A Comlurb pede a colaboração de todos para que façam o descarte correto dos resíduos, a fim de garantir uma limpeza mais ágil e um verão com praias mais limpas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Praias do Rio terão atuação reforçada da Comlurb durante o verão

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Sem multa e prisão, o lixo continuará sendo descartado nas ruas pelos pela gente porca… e inclui catadores que reviram o lixo deixando fora dos recipientes.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui