Praias do Rio terão operação especial para recolhimento de resíduos de oferendas a Iemanjá neste fim de semana

Ritual de oferendas à ''Rainha do Mar'', que começa nesta sexta (29), já é tradição no Réveillon carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Funcionário da Comlurb atuando em praia carioca - Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro preparou uma operação especial para a limpeza das oferendas a Iemanjá, que serão feitas nas praias da cidade nesta sexta-feira (29/12).

Este ano, 30 garis farão o trabalho na orla de Copacabana, na Zona Sul, a partir das 00h de sexta para sábado (30/12), com apoio de dois tratores para remoção de resíduos.

Um deles com implemento traseiro para peneiramento da areia e um caminhão compactador, garantindo que tudo esteja limpo para a grande festa da virada de ano, na noite de domingo (31/12).

As outras praias que recebem oferendas também contarão com remoção do material por garis da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) a partir do fim da noite desta sexta.

Advertisement

Oferendas

O ritual de oferendas a Iemanjá, considerada a ”Rainha do Mar” em religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda, já é tradição no Réveillon carioca.

Todos os anos, no dia 29/12, religiosos fazem homenagens à divindade nas praias, em agradecimento ao ano que está terminando.

Normalmente, são colocadas flores e velas, entre outros itens, em pequenas embarcações lançadas ao mar. Outras pessoas preferem simplesmente jogar flores no mar, em reverência à orixá.

Respeitado o direito à fé, logo após o fim das homenagens, equipes da Comlurb fazem a remoção de todo o material deixado à beira-mar ou devolvido pelas águas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Praias do Rio terão operação especial para recolhimento de resíduos de oferendas a Iemanjá neste fim de semana
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Praias do Rio terão operação especial para recolhimento de resíduos de oferendas a Iemanjá neste fim de semana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui