Prazo para justificar ausência no primeiro turno das eleições 2022 termina na quinta-feira

A ação pode ser realizada pelo aplicativo ‘e-Título’, no site do TRE-RJ ou presencialmente em qualquer zona eleitoral do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Nelson Jr./TSE

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) divulga que quem não votou no primeiro turno das eleições deste ano, 2022, tem até a próxima quinta-feira, (01/12), para justificar a ausência às urnas. A ação deve ser feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, ou pelo sistema Justifica, no site do TRE-RJ.

O requerimento deve conter uma descrição detalhada do motivo da ausência e um documento de comprovação, como atestado médico e comprovante de passagem. A análise da justificativa é feito pela autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

Para realizar o processo presencialmente, é preciso imprimir o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) pós-eleição no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e levar o documento preenchido a qualquer zona eleitoral.

Quem tem título eleitoral no país e não votou por estar no exterior tem o mesmo prazo para se justificar ou 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.

Advertisement

Após encerramento do prazo, quem não tiver votado, nem justificado a ausência em cada turno da eleição deverá pagar multa de R$3,51, por turno, para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral.

Já aqueles que não votaram no segundo turno têm até 9 de janeiro do ano que vem, 2023, para apresentar uma justificativa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prazo para justificar ausência no primeiro turno das eleições 2022 termina na quinta-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui