Faltando cinco meses para as eleições para prefeito e vereador, eleitores do Rio e de todo o Brasil têm até quarta-feira (8/05) para regularizar o título. O cidadão que resolver a sua situação poderá ser impedido de votar no pleito que acontece em outubro.
O primeiro passo para a regularização do título eleitoral é consultar a situação do título. Para isso, basta acessar o site do TSE. Em seguida, deve-se acessar, no menu superior, Serviços Eleitorais e, em seguida, acessar a página Autoatendimento Eleitoral.
O eleitor será direcionado para uma página com diversos serviços oferecidos pelo TSE que, para quem já tem o cadastro biométrico, podem ser resolvidos de forma online.
Nessa aba, deve-se clicar em Título Eleitoral, e então ir ao menu número 7, Consultar Situação Eleitoral. Será aberta uma barra, em que deve ser informado o número do título de eleitor, CPF ou nome completo.
Ao fim desse processo, será informado a situação do título eleitoral. Caso esteja em situação Regular, está apto para participar e não é necessário fazer nenhuma etapa do processo. No entanto, se constar que o título está Irregular, ele deve prosseguir para regularização do título.
O título de eleitor pode constar em situação irregular, quando estiver cancelado ou suspenso. Caso o eleitor ou eleitora tenha perdido os últimos três turnos eleitorais, sem apresentar justificativa, ou em caso de não comparecimento à revisão do eleitorado no município onde vota.
Além disso, o título pode ser suspenso em caso de cumprimento do serviço militar e em casos de condenação na justiça.
Caso o eleitor ou eleitora tenha perdido, pelo menos, três turnos de eleições passadas, sem justificativa, deve quitar as multas eleitorais. Para isso, deve acessar o site do TSE, ir até o menu Serviços Eleitorais, e clicar em Quitação de Multas.