Prédio da Petrobrás no Centro do Rio um dos mais feios do mundo?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Edifício sede da Petrobras por Jeff Belmonte Está aí algo que ninguém quer vencer, de acordo com o site Virtual Tourist na sua edição de 2009 dos “10 Prédios Mais Feios do Mundo”, o Edifício Sede da Petrobras ficou com um nada honroso 6o lugar. De acordo com o site, “o prédio seria o cruzamento entre uma penitenciária e uma brinquedo Lego inacabado e que lamentavelmente ocuoa um lugar de destaque no Centro da Cidade. Para piorar a situação, o exterior dá a ilusão que o prédio está realmente caindo aos pedaços”.

 

Ouch, particularmente se fosse para escolher uma construção feia no Rio de Janeiro ficaria com a Catedral Metropolitana.

Sobre o prédio da Petrobrás, ele foi projetado em 1967 pelo escritório de arquitetura Forte-Gandolffi Associados, e para eles as formas inusitadas da edificação, suas proporções e os materiais empregados em sua construção, formariam um conjunto harmonioso, com as formas identificadas com a empresa, que transmite a imagem de solidez, vanguardismo, sobriedade e inovação, atributos estes que sempre caracterizaram a Petrobras.

Advertisement

A sede seria na  Presidente Vargas, esquina da rua da Conceição, num terreno que passou a ser conhecido popularmente como "Forte Apache", já que a Petrobras o cercou com madeira, fazendo que, bem, o local parecesse com um Forte. Como na época, o Aterro do Flamengo tinha acabado de ser inaugurado, e em sua execução, foram utilizados materiais (terra, pedra, areia etc) provenientes dentre outros lugares, do desmonte do Morro de Santo Antônio, que propiciou a criação da Esplanada de Santo Antônio.

 

A Prefeitura da Guanabara sugeriu que no local fosse criado, bem ao estilo militar, edificações que representassem grandes instituições, como por exemplo, a Catedral Metropolitana, o BNDES, o BNH e a Petrobras. E propôs uma troca entre os terrenos.

 

Mais sobre o Edifício Sede da Petrobrás.

Via Lista 10

 

Foto: Edifício sede da Petrobras por Jeff Belmonte

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prédio da Petrobrás no Centro do Rio um dos mais feios do mundo?
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Prédio da Petrobrás no Centro do Rio um dos mais feios do mundo?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui