Prédio abandonado ocupado pelo Shopping Tijuca já foi projeto da Loja Sears

A foto do esqueleto da construção tem viralizado entre as páginas da Grande Tijuca e intrigado parte dos tijucanos mais curiosos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Antes e depois do Shopping Tijuca - Foto: Reprodução

Uma foto que tem circulado recentemente pelas páginas de notícias da Grande Tijuca tem despertado a curiosidade dos moradores locais. A imagem retrata o prédio que hoje abriga o Shopping Tijuca, porém, em um estado completamente diferente: totalmente abandonado e ainda mostrando os esqueletos das três torres cilíndricas que compõem o centro empresarial do shopping.

O registro tem levantado diversas questões entre os tijucanos mais curiosos: qual era o projeto original que foi abandonado para dar lugar ao Shopping Tijuca? Os internautas têm especulado sobre o assunto, com alguns sugerindo que seria o primeiro shopping do Rio de Janeiro, cuja obra teria sido embargada, enquanto outros apostam que se tratava de um prédio residencial.

A foto em questão foi tirada pelo O Globo, em 1983, época em que o Rio contava apenas com três shoppings em operação: o Shopping da Gávea, o Shopping Rio Sul e o Barra Shopping. Em uma pesquisa realizada pelo DIÁRIO DO RIO, descobrimos que as instalações abandonadas faziam parte do projeto da Lojas Sears, uma marca famosa que inauguraria uma mega loja no bairro, mas que abandonou as obras após a falência da Construtora New York.

Advertisement

A Lojas Sears chegava ao Brasil representando uma mudança significativa nos hábitos de consumo dos cariocas, trazendo o estilo americano de compras e oferecendo uma ampla gama de produtos, desde perfumaria até itens automotivos, esportivos e vestuário. Inaugurou sua primeira loja em 1949 na Enseada de Botafogo. A marca encerrou suas atividades nos anos 1980, também dando lugar a um centro de compras, o Botafogo Praia Shopping.

INFOCHPDPICT000019259460 1024x647 1 Prédio abandonado ocupado pelo Shopping Tijuca já foi projeto da Loja Sears
Loja Sears em Botafogo – Foto: Reprodução

A construção abandonada da Tijuca, um grande projeto que não saiu do papel, foi posteriormente ocupado pelo Shopping Tijuca, que se tornou o primeiro grande centro de compras da região, inaugurado em 1996. Na época, rumores circulavam sobre a possível queda do shopping, devido à ocupação de uma estrutura que ficou abandonada por anos. No entanto, o empreendimento deu certo e hoje abriga mais de 300 lojas, além de três torres comerciais com cerca de 200 salas, atendendo a mais de 1 milhão de consumidores por mês.

sam 6215 Prédio abandonado ocupado pelo Shopping Tijuca já foi projeto da Loja Sears
Shopping Tijuca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prédio abandonado ocupado pelo Shopping Tijuca já foi projeto da Loja Sears
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Prédio abandonado ocupado pelo Shopping Tijuca já foi projeto da Loja Sears
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Só uma informação/curiosidade para contribuir com a matéria, em 1983 haviam 4 shopping centers no Rio de Janeiro, incluindo o Shopping do Méier, o primeiro shopping center construído no Brasil.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui