Prédio centenário da Casa Cavé ganha obra de revitalização

A confeitaria, fundada em 1860, é a mais antiga em operação no Rio e um ícone arquitetônico do Centro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Victor Serra/DIÁRIO DO RIO

A confeitaria Casa Cavé, a confeitaria mais antiga do Rio, localizada na esquina das ruas Sete de Setembro e Uruguaiana, no Centro, está passando por uma revitalização de sua fachada histórica. Fundada em 1860 pelo francês Charles Auguste Cavé, o estabelecimento, praticamente, se manteve no mesmo endereço ao longo dos anos, sendo frequentado por personalidades como Pereira Passos, Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga, Carlos Drummond de Andrade, Tarsila do Amaral e Juscelino Kubitschek.

Atualmente, operários trabalham na restauração do prédio centenário, que apresenta uma arquitetura marcante influenciada por diversos países. Lustres e vitrais franceses, móveis desenhados por um espanhol residente no Brasil e luminárias brasileiras compõem o ambiente característico da Casa Cavé, que sempre foi conhecida pela atmosfera que remete aos cafés parisienses. Entre 2007 e 2014, o prédio foi ocupado temporariamente por outra tradicional confeitaria da cidade, a Manon. Neste período, a Cavé operava em um imóvel vizinho.  

WhatsApp Image 2024 06 26 at 14.01.38 1 Prédio centenário da Casa Cavé ganha obra de revitalização
Foto: Victor Serra/DIÁRIO DO RIO

Diariamente, são produzidos doces da pâtisserie francesa, como Palmier (com cobertura doce de ovos), Croissant (chocolate / creme), Mil Folhas e Eclair (bomba de chocolate / creme) e Tarte de Morango. Doces brasileiros com o Sonho (com creme), Quindim e Queijadinha também fazem parte do cardápio.

Advertisement

Embora a casa tenha sido fundada por um francês e lembre os cafés parisienses, o cardápio sempre se destacou com os doces portugueses. Os Pastéis de Nata (famoso Pastel de Belém, é um folhado com creme especial de ovos, que divide com o Toucinho do Céu (de amêndoas) e o Dom Rodrigo (fios de ovos e canela) dividem o posto de mais antigos e representativos da confeitaria.

Tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade desde a década de 80, a Casa Cavé se junta ao conjunto arquitetônico da região. Outros dois imóveis vizinhos da Rua da Uruguaiana também estão passando por obras de qualificação em suas fachadas.

WhatsApp Image 2024 06 26 at 14.01.38 2 Prédio centenário da Casa Cavé ganha obra de revitalização
Foto: Victor Serra/DIÁRIO DO RIO

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prédio centenário da Casa Cavé ganha obra de revitalização
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Prédio centenário da Casa Cavé ganha obra de revitalização
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui