Prédio do Automóvel Clube, na Rua do Passeio, passa por grande reforma

Construído em estilo belle époque, em meados do século XIX, após anos de abandono, recebeu uma visita técnica há poucos dias de agentes do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: IRPH

Um dos edifícios mais emblemáticos do Centro do Rio, o prédio do Automóvel Clube, localizado na Rua do Passeio, está passando por uma grande reforma que visa não apenas restaurar sua beleza arquitetônica, mas também resgatar sua rica história que atravessa décadas.

Construído em estilo belle époque, em meados do século XIX, o imóvel tem sido testemunha de importantes eventos na história da cidade e do país. Servindo como ponto de encontro para a elite carioca interessada na cultura automobilística, o prédio tornou-se um marco tanto para os apaixonados por carros quanto para os entusiastas de eventos sociais e esportivos. Foi palco de momentos históricos que ecoaram além de suas paredes. Foi lá, em 30 de março de 1964, que o então presidente João Goulart proferiu seu último discurso antes do golpe militar, marcando um ponto crucial na história política do Brasil. Ao longo de mais de trinta anos, o Automóvel Clube foi o epicentro de atividades sociais e culturais, além de servir como posto do Detran-RJ durante a década de 1990. No entanto, desafios financeiros levaram o edifício a ser alugado para a instalação de um bingo em 1996, uma decisão que gerou controvérsias e protestos na população.

No entanto, por questões financeiras, o prédio foi alugado para a instalação de um bingo em 1996, o que gerou protestos por parte da população. Após ser leiloado e arrematado pelo município, o prédio foi desativado em 2003. No ano seguinte, foi brevemente ocupado pelo Automóvel Clube, mas desde então permanece fechado e sem uso.

Recentemente, no dia 21 de março, equipes do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade realizaram uma visita técnica ao imóvel, na presença do secretário Chicão Bulhões. O prédio é tombado pelo INEPAC e preservado pelo IRPH, como parte do conjunto do Corredor Cultural.

Advertisement

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prédio do Automóvel Clube, na Rua do Passeio, passa por grande reforma
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Prédio do Automóvel Clube, na Rua do Passeio, passa por grande reforma
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui