Prédio Histórico da Praça da República é restaurado

Prédio de 1907 foi finalmente restaurado, na Praca da República, perto do Corpo de Bombeiros. Virou um monumento à arquitetura do Centro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Durante um bom tempo, quem passava perto do Quartel General do Corpo de Bombeiros, em frente à Praça da República, via andaimes e um trabalho de restauro em progresso num dos prédios mais bonitos da região. Trata-se da antiga sede da Sociedade Italiana de Beneficência e Mútuo Socorro, na Praça da República, número 17, um imóvel tombado pelo município e que andava muito mal cuidado.

cis127a Prédio Histórico da Praça da República é restaurado
A fachada cheia de detalhes, figuras e rococós foi pintada em amarelo, branco e vermelho (portas e janelas). A metade de baixo do prédio é toda em cantarias de pedra.

O prédio de dois pavimentos foi construído em 1907 e segundo a Prefeitura, tem 856 metros quadrados. Anos atrás, estava à venda por 3 milhões de reais, no estado em que estava (foto ao lado). Segundo informações de especialistas do mercado imobiliário, ele pertence a um empresário português, dono da loja de materiais de construção Palácio da Ferramenta, uma das mais tradicionais do centro do Rio. Eles afirmam que o empresário costuma investir em edifícios históricos e restaurar suas fachadas.

6074BDB8 06D8 4E97 94D9 E342F8BFCF00 Prédio Histórico da Praça da República é restaurado

A localização é próxima da nova sede da Petrobras, e tem sido alvo de investimentos imobiliários nos últimos anos. O prédio, agora com o restauro pronto, ficou deslumbrante, e foi alvo de comentários em grupos de Facebook que tratam do Patrimônio Histórico. Viva o Centro!

4D5DD2DD C9ED 423E 8EED 780EEBB7E2E2 Prédio Histórico da Praça da República é restaurado

Com o intuito de destacar um trabalho de restauro muito bem feito, nosso fotógrafo Rafa Pereira esteve no local e realizou uma sessão de fotos da fachada do imóvel. Veja!

Advertisement
91D171B0 470E 458E BFC5 9F65532E43F8 Prédio Histórico da Praça da República é restaurado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prédio Histórico da Praça da República é restaurado
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. Todos os descendentes de italianos no RIO, devem sentir-se honrados e homenageados, a instituição q ocupou o prédio, representou muito para os nossos pais e avós.
    Parabéns!

  2. Que coisa linda! Milagre ver notícias de preservação dos Patrimônios Arquitetônicos e prédios históricos de nossa cidade. Nota dez! Todo prédio tombado pelo IPHAN e com relevância histórica ou arquitetônica para a cidade devia ser reformado e revitalizado por força de lei. Mas um dia vamos chegar lá. Próximo passo agora: restaurar a Estação Leopoldina para se tornar um centro cultural e um futuro museu do Trem para uso de turistas e cariocas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui