O belo prédio da Sociedade Italiana de Beneficência e Mútuo Socorro
O belo prédio de 1907 está sendo restaurado, e obra chama atenção dos passantes

Quem passa perto do Quartel General do Corpo de Bombeiros, em frente à Praça da República, vê andaimes e um trabalho de restauro em progresso num dos prédios mais bonitos da região. É a antiga sede da Sociedade Italiana de Beneficência e Mútuo Socorro, na Praça da República, número 17, um imóvel tombado pelo município e que andava muito mal cuidado.

A fachada cheia de detalhes, figuras e rococós está sendo pintada em amarelo, branco e vermelho (portas e janelas). A metade de baixo do prédio é toda em cantarias de pedra.

O prédio de dois pavimentos foi construído em 1907 e segundo a Prefeitura, tem 856 metros quadrados. Anos atrás, estava à venda por 3 milhões de reais, no estado em que estava (foto ao lado). Segundo informações de especialistas do mercado imobiliário, ele pertencia a um empresário português, dono da loja de materiais de construção Palácio da Ferramenta, uma das mais tradicionais do centro do Rio. Eles afirmam que o empresário costuma investir em edifícios históricos e restaurar suas fachadas.

A localização é próxima da nova sede da Petrobras, e tem sido alvo de investimentos imobiliários nos últimos anos. O prédio está ficando muito bonito, e foi alvo de comentários em grupos de Facebook que tratam do Patrimônio Histórico. Viva o Centro!

4 COMENTÁRIOS

  1. Todos os descendentes de italianos no RIO, devem sentir-se honrados e homenageados, a instituição q ocupou o prédio, representou muito para os nossos pais e avós.
    Parabéns!

  2. Que coisa linda! Milagre ver notícias de preservação dos Patrimônios Arquitetônicos e prédios históricos de nossa cidade. Nota dez! Todo prédio tombado pelo IPHAN e com relevância histórica ou arquitetônica para a cidade devia ser reformado e revitalizado por força de lei. Mas um dia vamos chegar lá. Próximo passo agora: restaurar a Estação Leopoldina para se tornar um centro cultural e um futuro museu do Trem para uso de turistas e cariocas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui