A sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (CedimRJ), um prédio construído em meados de 1907 na Rua Camerino, Zona Portuária, passou por uma grande reforma. A obra teve um investimento de mais de R$ 6 milhões.
A revitalização garante que o espaço permaneça como um lugar que guarda a memória do passado e espera novas conquistas para as mulheres, sendo ainda um espaço para a promoção de cursos, programações culturais, encontros e muitas outras atividades. O imóvel, com características arquitetônicas do estilo eclético, uma mistura de elementos de diversos períodos e estilos artísticos, abriga também um espaço cultural dedicado à construção e ao fortalecimento da cidadania feminina.
As obras estão nos acabamentos finais, preservando todos os elementos históricos da construção e foram realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da EMOP.
O Cedim do Rio de Janeiro foi o terceiro a ser fundado no Brasil e palco de diversas lutas femininas, como o Lobby do Batom, movimento reivindicatório na Constituinte, que formou a aliança suprapartidária, garantindo direitos como a licença-maternidade de 120 dias, o direito à posse da terra ao homem e à mulher, igualdade de direitos e de salários entre homens e mulheres, e mecanismos para coibir a violência doméstica.