Fachada do prédio do Cedoc da Funarte na Rua São José, Centro do Rio - Foto: Reprodução/Google Maps

Localizado no número 50 da Rua São José, na região central do Rio de Janeiro, o prédio que abriga o Centro de Documentação e Pesquisa (Cedoc) da Fundação Nacional das Artes (Funarte) na capital fluminense será interditado por tempo indeterminado. A determinação é de uma portaria publicada no Diário Oficial da União no último dia 09/08.

Segundo a resolução federal, que, inclusive, é assinada pelo presidente da Funarte, Tamoio Athayde Marcones, ”o estado de conservação do edifício coloca em risco a integridade tanto das pessoas que trabalham no local quanto do acervo histórico da fundação”.

”O Cedoc é o setor responsável pela organização, preservação, acesso e difusão de seu acervo documental. Através dele, a Funarte cumpre a importante função de preservar e difundir a história e a memória da arte e cultura brasileiras, bem como das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Federal para as artes cênicas [teatro, dança, circo], artes visuais [fotografia, artes plásticas, vídeo, entre outras] e música [popular e erudita]”, diz o site oficial da Funarte.

O DIÁRIO DO RIO tentou contato com a Funarte para comentar o assunto, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta. A reportagem será atualizada tão logo isso aconteça (conferir no final do texto).

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui