O Lineu 708, novo edifício do Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário em parceria com a Performance Empreendimentos Imobiliários, localizado na Lagoa, terá, entre muitos atributos, um atrativo especial. A sua fachada terá um painel do artista mineiro Alexandre Mancini, mestre da azulejaria contemporânea brasileira. O edifício está para ser lançado e, segundo analistas do mercado da Zona Sul – que se encontra aquecido – encontrará grande demanda.
“Um painel em azul que retratasse o mar e o território onde se situa a Lagoa, assim me foi pedida a criação de uma nova obra. Compreendi que deveria ousar em minha própria linguagem, fazer algo novo, ter um frescor necessário para dialogar com uma região tão linda, tão bela. Mas ainda me faltava algo… A Lagoa traz outros elementos. A Lagoa como um “ser” orgânico, de vida própria, um ecossistema autônomo, cujas águas se misturam com o mar. E entre mapas e fotografias encontrei a imagem que costura o pensamento: a própria lagoa, vista de cima, como um pássaro a enxerga. Também busquei inspiração nos mestres do passado como Portinari pelas abstrações; Paulo Rossi Osir e sua Osirarte pelas cores e texturas das pinceladas; Burle Marx pelas composições espaciais; e Athos Bulcão pela modulação das formas. Crio minhas obras com imensa personalidade, mas conscientemente valho-me dos ensinamentos deixados por eles para seguir adiante e, humildemente, dar continuidade à tão rica arte e tradição que é a Azulejaria Brasileira”, ressalta Mancini.
Celebrado, foi Mancini que criou com exclusividade para a Fundação Athos Bulcão um catálogo de padrões modulares formado por desenhos inéditos que carregam as lições do mestre Athos Bulcão, mais conhecido mestre da azulejaria brasileira, cujas obras estão nas maiores coleções do mundo, e que foi inspiração para o artista no início de sua carreira. Ele executou inúmeros painéis de azulejos, que somam mais de 2.000m² de obras únicas e assinadas, encontradas em cidades em todo o Brasil, com destaque para sua cidade natal, Belo Horizonte, com seis painéis na Praça da Pampulha, localizada junto ao complexo arquitetônico da região, no Edifício Sede do Sebrae/MG (2014) e na Sede do Clube Atlético Mineiro (2012-2014). Mancini foi também autor de um dos pôsteres oficiais das Olimpíadas Rio 2016.
A instalação do painel resgata uma tradição carioca de instalar obras de arte de artistas conceituados em lançamentos imobiliários. O edifício Machado de Assis, na Avenida Atlântica, conta com uma linda pintura de Emiliano Di Cavalcanti, em sua portaria, avaliada em mais de 2 milhões de reais. O Ed. Ataulfo, no Leblon, é outro que conta com um belo painel de azulejos em sua fachada. “É bacana ver esta tendência ser resgatada. Isso traz exclusividade, luxo e um pouco de cultura para qualquer empreendimento imobiliário, além de embelezar a cidade“, disse ao DIÁRIO Rodolfo Rique, coordenador executivo da imobiliária Sergio Castro.
O conceito do empreendimento imobiliário lançado pelo Opportunity e pela Performance tenta, segundo os projetistas, contemplar as diferentes maneiras de morar, pois oferece ao cliente várias opções de plantas e acabamentos. “Todos os detalhes do projeto foram pensados para ir de encontro aos desejos de quem procura por exclusividade, conforto e praticidade. O hall de entrada, por exemplo, é imponente e sofisticado. Com um pulmão de segurança no acesso de pedestres, ele dará as boas-vindas aos moradores e será um importante cartão de visitas”, conta Jomar Monnerat, gestor do fundo, que foi responsável por recentes lançamentos de muito sucesso, como Jardim Botafogo, grande empreendimento em frente ao Shopping Rio Sul que foi um grande sucesso de vendas.
Renato Leite, COO da Performance Empreendimentos Imobiliários, destaca o quanto o empreendimento também está alinhado às principais tendências em termos de tecnologia, sustentabilidade, lazer e estilo. “O Lineu contempla tudo o que alguém pode cogitar no imóvel dos seus sonhos. A fachada é uma obra de arte que valoriza ainda mais a avenida e a vista para a Lagoa, uma das mais encantadoras do Rio. Os sistemas de reconhecimento facial, pontos de recarga para carros e bicicletas elétricas e as áreas para a realização de personal e massagem são algumas das particularidades que farão toda a diferença no cotidiano dos clientes”, complementa.
O residencial será construído na Avenida Lineu de Paula Machado, 708, um endereço muito valorizado por especialistas na região. “De um lado temos o lazer, a natureza e a vista exuberante da Lagoa. Do outro, a efervescência do Jardim Botânico com seus restaurantes, centros comerciais e médicos, feiras, supermercados, escolas e farmácias, além do Horto, Parque Lage, e do próprio Jardim Botânico”, lembra Monnerat.
Importante ressaltar que a Lagoa é um dos bairros mais cobiçados da Zona Sul. Segundo pesquisa do Cepai (Centro de Pesquisa e Análise da Informação), do Secovi Rio (Sindicato da Habitação), o bairro registrou, de janeiro a agosto de 2021, alta de mais de 100% no número de transações residenciais. Os dados têm como base a arrecadação oficial do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) pela Prefeitura do Rio.
Com poucas unidades e “infinitas possibilidades”, o Lineu 708 terá dois apartamentos Up Gardens (com terraço exclusivo) de quatro suítes (de 254,50 m² a 297,35 m²) e duas vagas, 10 apartamentos com quatro suítes, sendo dois por andar (de 214,60 m² a 229,85 m²) e duas vagas, e uma cobertura linear de quatro suítes, com 448,49m² e três vagas. “Para oferecer ainda mais exclusividade e personalização a cada imóvel, o cliente ainda tem a opção de criar o apartamento ideal, com a planta e o acabamento da sua escolha, de acordo com os parâmetros oferecidos pela incorporadora“, completa o incorporador.