O prefeito de Miguel Pereira, André Português, garante que a esperada nova atração turística Maria Fumaça será inaugurada no fim deste mês. O trem turístico percorrerá boa parte da cidade, tendo, inclusive, passagem pela badalada Rua Coberta, que é inspirada na atração de mesmo nome em Gramado, no sul do país. A pequena cidadezinha tem se tornado referência em atrações turísticas no Estado do Rio.
Português, que tem atuado para que a cidade seja reconhecida como a Gramado Fluminense – em referência ao município da Serra Gaúcha – lançou recentemente a pedra fundamental da primeira fábrica da Chocolates Lugano do Rio e uma unidade fabril da cerveja Proibida, empreendimentos que juntos somam investimentos de R$ 400 milhões e irão gerar mais de 4 mil empregos indiretos e 320 diretos.
Na solenidade, realizada no Centro-Sul, Português lembrou que foi com muita insistência que conseguiu trazer a fábrica de chocolate para o território fluminense. “Fui cinco vezes atrás dos empresários da Lugano, que é uma empresa familiar, até que na sexta, fui recebido por um dos irmãos. Ninguém tinha me visto antes. Entrego o início da primeira fábrica de uma marca de chocolate de Gramado que é instalada fora de lá“, conta o prefeito, que também é empresário e membro do Rio Metrópole.
Ambas fábricas serão erguidas em um condomínio industrial no terceiro distrito de Miguel Pereira, em Conrado, que fica um pouco antes do já afamado Parque dos Dinossauros, na estrada para o centro da cidade, saindo do Rio. A ideia é levar mais empregos para a região, que, segundo Português, teria problemas de deslocamento de trabalhadores por causa dos custos.
No local, tanto a Lugano quanto a Proibida terão também abertura à visitação do público, onde os visitantes vão conferir atrações temáticas e o processo de fabricação. Miguel Pereira tem, desde outubro de 2022, uma loja da conhecida marca de chocolate, que fica na Rua Coberta, também inaugurada no ano passado. Além da Rua Coberta, a cidade também já possui a Rua Torta, também seguindo a inspiração de Português às atrações do Gramado. Os planos do político, que pareciam mirabolantes, acabaram dando certo e a Cidade vem surpreendendo em crescimento e inovação.
Ainda no fim de junho, foi formalizada a ampliação do programa RJ Digital, que irá digitalizar os serviços oferecidos para a população e Miguel Pereira é uma das cidades contempladas. A cidade também vai ganhar uma linda alameda de ipês amarelos.
Parabéns pela iniciativa da locomotiva a vapor, com certeza eu e minha família seremos turistas por este motivo. Porém a matéria é equivocada, pois só fala da fábrica de chocolates. O redator trocou os títulos das matérias? Será que na matéria sobre chocolate fala do trem de turismo, locais, percurso, datas, etc.?
Fui a Miguel Pereira com meu esposo e minha filha, em julho, amei tudo, os moradores super atenciosos, pena que não conseguimos andar de trem, não estava pronto ainda, estamos esperando o trem funcionar para voltarmos.
NAO VAMOS EMBARALHAR OS PROJETOS DO PREFEITO SE TRATA DE PROGRESSO DE TURISMO E BENEFICIOS LOCAL E REVITALICAO DA ESTRUTURA DA MALHA FERROVIARIAS, QUE TEM ATIVAR O TREM POR TODO TRAJETOS E INCLUSIVE A PONTE, QUE NAO PODE PERDER PARA A CORROSAO ESTRUTURAL. PARABENS PARA O PREFEITO E ACOMPANHO AS HISTORIAS DE TODO SEU TRAJETO!
Precisamos de políticos assim para o governo do estado do RJ. O nosso estado está carente de bons políticos.
Falou mais de 2 empresas que não precisam de tanta atenção assim, do que o real motivo da matéria…No caso s Maria fumaça, vai sair de onde? Quais os destinos? Mas as fábricas vão dar mais dinheiro e visibilidade…
Parabéns ao Prefeito de Miguel Pereira, outros prefeitos de municípios do Rio deveriam se espelhar nele.
Pra ficar melhor bem q ele podia chegar junto ao governador para levar o trem de passageiros pelo menos até Conrado ou até onde for viável no município q não é longe de Japeri onde chega a Supervia.
isso deve acontecer, apesar dq cidades como gramado, canela, campos do jordão… nao querem visitantes duros nos arredores, se miguel facilitar vai encher de farofeiro !!!
Na contra-mão ambiental e na direção do atraso. Queremos um país nos trilhos da modernidade, com trens modernos e eletrificados. Deixem as bitolas estreitas e as locomotivas anãs no passado.