Prefeito de São Gonçalo é denunciado ao MP por preconceito religioso

Membro da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OSB-RJ, Átila Nunes, entrou com uma denúncia no Ministério Público do Estado contra o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, por improbidade administrativa

Capitão Nelson, prefeito de São Gonçalo

Membro da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB-RJ, Átila Nunes, entrou com uma denúncia no Ministério Público do Estado contra o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, por improbidade administrativa. Átila questiona a falta de previsão de verbas para Semana da Umbanda no município de São Gonçalo, berço da religião de matriz afro-brasileira.

Na denúncia, ele destaca que ao longo do ano o chefe do Poder Executivo Municipal ignorou o Princípio da Isonomia, citando como exemplos a destinação de verbas e instituindo comissões para a realização de eventos, entre eles a criação do Tapete de Jesus, Corpus Christi e Marcha Para Jesus.

“É preciso apurar se essa seleção não configura por si só a intolerância religiosa. Às vésperas do aniversário de 114 anos da Umbanda, celebrado em 15 de novembro, nenhuma ação está sendo planejada. Essa omissão do Poder Público local, diante dos gastos já publicados no Diário Oficial para a realização de eventos religiosos de outros segmentos é um descaso e fere o princípio da isonomia”, pontua Átila.

Câmara Municipal do Rio celebra 114 anos da Umbanda

O povo de axé lotou o plenário da Câmara Municipal do Rio, nesta quarta-feira, 09, para participar da solenidade em comemoração aos 114 anos da Umbanda. A cerimônia, promovida pelo vereador Átila A. Nunes, foi marcada por apresentações de ogãs e músicas tradicionais umbandistas. O evento contou com a participação do coordenador da Diversidade Religiosa do Rio, Márcio de Jagun.

A Umbanda é uma religião brasileira composta por elementos e povos da cultura do Brasil e do mundo. Em 15 de novembro de 1908, o Caboclo das Sete Encruzilhadas se manifestou através do médium Zélio Fernandino de Moraes e anunciou que a partir daquele momento nascia uma religião que não faria distinção das pessoas e espíritos: Umbanda. O fato aconteceu em São Gonçalo-RJ, e logo no dia seguinte foi fundado pelo Zélio o primeiro terreiro umbandista: Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade.

Advertisement

19 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, também quero expressar minha admiração as mudanças que o nosso prefeito Capitão Nelson está realizando, o meu carro agradece, pois que rei o carro duas vezes as estradas São Gonçalo, antes dele assumir , agora as ruas estão um primor, ainda tem muito o que fazer, mas estamos vendo o seu trabalho , parabéns.

  2. Esse sr Átila me parece que está sem trabalho em seu município e quer dá pitaculo no município de outro, ou pode ser que queira aparecer. Ah vai procurar algo de útil pra fazer ao invés de querer opinar em algo que não é de sua alçada.

  3. Acho que esse vereador que não e de são Gonçalo ,tem colocar a melancia no pescoço para aparecer mais , e um absurdo fala mal de um prefeito como capitão Nelson, um prefeito presente junto a população que o elegeu e estará sempre junto com ele.Essa ser humano chamado Nelson nosso prefeito,amigo , deve servir de exemplo para outros município como um grande gestor.

  4. Eu não conhecia o Capitão Nelson, nem votei nele no primeiro turno da eleição. Mas, depois que ele assumiu a prefeitura, desde o primeiro dia, começou a fazer obra por todos os lugares, é o melhor prefeito que vi se sentar na cadeira aqui em São Gonçalo, 90% das ruas por onde passo foram recapeadas e receberam iluminação, e o cara ainda nem acabou o mandato. Átila Nunes está praticando um desserviço público!

  5. Caro Átila tira tira verba do seu salário que muito alto pelo pouco que senhor faz e coloca na sua festa e deixa o perfeito trabalho pelo povo seu ……..

  6. Cuidado que oque deseja de mal para pessoas sempre volta em dobro pra você e a lei do retorno ás vezes não daR nem uma volta completo dá apenas um passo. Nós aprendemos mais com a Palavra de Deus doque com essas falsas crenças incluindo essa de deseja mal ao próximo e julgar.

  7. Parece que temos coisas mais importantes para serem resolvidas,podíamos direcionar estes alimentos dispensados nas ruas e fazer quentinhas para a população de rua,e o Sr ,Seu Atila ajudaria na distribuição nas ruas!

  8. Sr. Átila, realmente você não se preocupa com as pessoas, o capitão Nelson foi se não estou equivocado, o único que recebeu a prefeitura disse que tinha verba e iniciou os trabalhos que prefeitos anteriores fizeram descaso, para de comer o dinheiro público e vai trabalhar.

  9. Caro atila temos problema maiores que esse ,porque o senhor não se preocupa de como o rio pode ter mais postos de empregos ou até mesmo na segurança,ao invés de preocupar com religião.

  10. Capitão Nelson é o melhor prefeito que teve até hoje. Ele mudou São Gonçalo pra melhor, se não tem verba com certeza foi pq gastou com coisas mais relevantes pra população.

  11. Manda esse atila Nunes ir pro quinto dos infernos!!! O cara é vereador do Rio e quer arbitrar em cidade que não é de competência dele!!! O prefeito de São Gonçalo não é macumbeiro como ele e o paes e que se lasque esse pessoal fez um monte de macumba pra botar o vagabundo do lula no poder, tem tudo de queimar no mármore do inferno!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui