Prefeito sanciona lei que proíbe ferros velhos de comercializar fios de cobre de origem desconhecida

Ferros velhos estão proibidos de receber, armazenar e vender hidrômetros, bueiros e ralos de logradouros públicos, esculturas públicas, semáforos e placas de sinalização de trânsito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Foi sancionada pelo prefeito Eduardo Paes e publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (21/03) a Lei Complementar nº 241/2022, que determina que os ferros velhos da cidade do Rio estão proibidos de receber, armazenar e vender hidrômetros e fios de cobre de origem desconhecida, bem como bueiros e ralos de logradouros públicos, esculturas públicas, semáforos e placas de sinalização de trânsito.

Segundo o texto, o desrespeito à lei pode acarretar cassação sumária do alvará de licença e funcionamento do ferro velho, além do caso ser encaminhado à polícia.

A norma visa coibir, entre outros, os constantes roubos a cabos no sistema ferroviário. De acordo com a Supervia, concessionária que administra os trens no estado, somente no primeiro semestre do ano passado foram registrados 364 roubos de cabos de energia e de sinalização no sistema, quase seis vezes mais do que no mesmo período do ano anterior. Foram mais de 14 mil metros de fios furtados, causando um prejuízo de mais de R$ 1 milhão à concessionária.

Um dos autores da lei, vereador Rafael Aloisio Freitas (Cidadania), afirma que o objetivo é fechar o cerco à receptação deste tipo de material: “a gente restringe mais ainda o recebimento de certo de materiais por parte dos ferros velhos e amplia o poder de fiscalização da Prefeitura em cima desses estabelecimentos”. O Poder Executivo poderá, ainda, criar um canal de comunicação específico para receber denúncias.

Advertisement

São coautores da lei os vereadores Dr. Rogerio Amorim (PSL), Carlos Bolsonaro (Republicanos) e Prof. Célio Lupparelli (DEM). Esta é a segunda lei proposta e aprovada pelos vereadores para combater o problema. Em 2021, entrou em vigor a Lei Complementar 236, que criou um sistema de monitoramento por vídeo e restringiu o horário de funcionamento dos ferros-velhos da cidade. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeito sanciona lei que proíbe ferros velhos de comercializar fios de cobre de origem desconhecida
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui