Prefeitura anuncia data do FestRio, maior evento judaico do estado

Festa vai celebrar os 75 anos de Israel e da Federação Israelita do Estado do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
FestRio será realizado no dia 26 de março, na Praça Nossa Senhora da Paz - Divulgação

A edição de 2023 do maior evento judaico do estado, o FestRio, já tem data para acontecer na Cidade Maravilhosa. Nesta quarta-feira (15/03), a prefeitura anunciou que a celebração será realizada em 26 de março, das 10h às 18h, em Ipanema. A festa terá entrada gratuita e atrações especiais, dentre elas a cantora Fortuna.

No total, serão 80 barraquinhas, com temas diversos que vão do artesanato e cultura até as comidas típicas árabes e israelenses.Na tenda cultural, haverá palestras e quatro documentários inéditos, contando a história do surgimento do judaísmo pelo mundo.  

Na tenda Infantil, muitas atividades lúdicas, com professores especializados e contadores de histórias.  Além de escalada e tobogã infláveis para mais diversão.  

Outro espaço especial é o Pet com brinquedos, produtos e animais para adoção.

Advertisement

Vamos celebrar os 75 anos do Estado de Israel e da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ). Assim, a comemoração tem dupla motivação. A praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, receberá as cantoras Fortuna e Varda, o cantor Dany Flomin e sua banda, coral de crianças e grupos musicais jovens trazendo suas criações para o Festival de Música”, conta o presidente FIERJ, Alberto David Klein.

Teremos grupos de dança, que se apresentarão com coreografias e roupas típicas das tradições judaicas”, segue explicando a diretora de Eventos da FIERJ, Suzana Bennesby.

Este é um evento organizado pela comunidade judaica com a proposta de alcançar todos na sociedade. Buscamos apresentar as nossas tradições e a cultura, transmitindo conhecimento. Esperamos, a partir dessa festa, construir pontes, diminuir o antissemitismo e fortalecer o nosso relacionamento com os demais segmentos sociais”, pontua Klein.

Para o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, mais do que celebrar a história e a data, esta é uma oportunidade para cariocas e turistas conhecerem melhor a cultura e a gastronomia judaica e ainda entenderem a participação da comunidade na formação da identidade carioca.

A cultura judaica está presente em diversas manifestações e momentos do nosso cotidiano e de nossa história como cidade. Esse arcabouço precisa ser constantemente revisitado e reverenciado.”

Serviço
FestRio,
Data: 26 de março, das 10h às 18h
Local: Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura anuncia data do FestRio, maior evento judaico do estado
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Prefeitura anuncia data do FestRio, maior evento judaico do estado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui