A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, anunciou que a partir do fim de julho terá início, no BRT, a primeira fase de implantação do novo sistema de bilhetagem digital, operado pela concessionária Jaé. E até a data de inauguração, todas as estações e terminais já estarão equipadas com novos validadores, além de máquinas de autoatendimento (ATMs) para compra e recarga dos novos cartões.
No sistema de bilhetagem digital, além do cartão físico, os passageiros poderão pagar a passagem usando o celular, por meio de QR Code ou aproximação (NFC). Os usuários podem baixar o aplicativo da Jaé, já disponível nos sistemas Android e IOS, ou acessar o site para criar uma conta. Por meio do app será possível ver o saldo, extrato, fazer recarga, solicitar, bloquear, cancelar e pedir segunda via do cartão.
É importante ressaltar que neste novo sistema o saldo não expira. Não há prazo definido para que o usuário utilize o crédito.
Em meio a este primeiro período de implantação, o novo sistema é indicado apenas para os passageiros que só utilizam BRT como meio de transporte, pois não será possível fazer integração com os outros modais. Os usuários que têm o cartão do atual sistema, operado pela Riocard, não precisam se preocupar, pois este seguirá sendo aceito e vendido normalmente nas estações.
Além das ATMs nas estações e terminais, haverá sete postos de atendimento da Jaé espalhados pela cidade neste primeiro momento, sendo estes, no Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura), na Cidade Nova; na Sede da Rioluz, na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo; no Terminal Paulo da Portela, em Madureira; no Terminal Jardim Oceânico e Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca; no Terminal Campo Grande; e Terminal Santa Cruz.
E além destes, mais seis postos de atendimento serão criados até a implantação completa do novo sistema de bilhetagem digital na cidade do Rio de Janeiro.
Início da Operação do Sistema
O início da operação do novo sistema está previsto para começar nos outros modais regulados pelo município, como ônibus convencionais, vans e VLT em outubro deste ano. Após a implantação, começará um período de transição entre o sistema a ser substituído e o novo, de forma a não prejudicar os passageiros.
Durante esta fase de transição, que deve durar até o início do próximo ano, os cartões da Riocard continuarão sendo aceitos em todos os modais do transporte público municipal.
Fim da “Caixa Preta”
Inédito nas capitais brasileiras e já adotado em diversos países, este novo sistema dará ao município o controle da arrecadação tarifária e o monitoramento da demanda de passageiros. Assim, permitirá transparência financeira, planejamento com dados confiáveis e melhoria dos serviços de transporte.
Reconstrução do Transporte Público Carioca
A nova bilhetagem digital faz parte do processo de reconstrução do transporte público da cidade. A requalificação do sistema BRT foi a principal delas, com destaque para a compra de 561 novos ônibus, reforma das estações, reconstrução da pista da Transoeste em concreto e transformação de quatro estações da Transoeste em terminais. A obra de conclusão da Transbrasil e a construção do Terminal Gentileza, que irá integrar o BRT com o VLT e os ônibus municipais, também estão sendo feitas para a melhoria do transporte público.
Outro destaque é o acordo judicial firmado entre a Prefeitura do Rio, o Ministério Público Estadual e consórcios operadores de ônibus, que possibilitou a retomada de 73 linhas de ônibus na cidade. Este reforço na operação representa a reativação de mais de 630 pontos de ônibus em 18 bairros.
Quem tem gratuidade terá de fazer alguma coisa ou continua da mesma forma, usando o mesmo cartão Riocard Especial?