Prefeitura anuncia primeira fase do novo sistema de bilhetagem digital no BRT

Saiba quais serão as vantagens e como será a implantação do novo sistema de bilhetagem digital da concessionária "Jaé" que ocorrerá no início no final de julho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, anunciou que a partir do fim de julho terá início, no BRT, a primeira fase de implantação do novo sistema de bilhetagem digital, operado pela concessionária Jaé. E até a data de inauguração, todas as estações e terminais já estarão equipadas com novos validadores, além de máquinas de autoatendimento (ATMs) para compra e recarga dos novos cartões.

No sistema de bilhetagem digital, além do cartão físico, os passageiros poderão pagar a passagem usando o celular, por meio de QR Code ou aproximação (NFC). Os usuários podem baixar o aplicativo da Jaé, já disponível nos sistemas Android e IOS, ou acessar o site para criar uma conta. Por meio do app será possível ver o saldo, extrato, fazer recarga, solicitar, bloquear, cancelar e pedir segunda via do cartão.

É importante ressaltar que neste novo sistema o saldo não expira. Não há prazo definido para que o usuário utilize o crédito.

Em meio a este primeiro período de implantação, o novo sistema é indicado apenas para os passageiros que só utilizam BRT como meio de transporte, pois não será possível fazer integração com os outros modais. Os usuários que têm o cartão do atual sistema, operado pela Riocard, não precisam se preocupar, pois este seguirá sendo aceito e vendido normalmente nas estações.

Advertisement

Além das ATMs nas estações e terminais, haverá sete postos de atendimento da Jaé espalhados pela cidade neste primeiro momento, sendo estes, no Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura), na Cidade Nova; na Sede da Rioluz, na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo; no Terminal Paulo da Portela, em Madureira; no Terminal Jardim Oceânico e Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca; no Terminal Campo Grande; e Terminal Santa Cruz.

E além destes, mais seis postos de atendimento serão criados até a implantação completa do novo sistema de bilhetagem digital na cidade do Rio de Janeiro.

Início da Operação do Sistema

O início da operação do novo sistema está previsto para começar nos outros modais regulados pelo município, como ônibus convencionais, vans e VLT em outubro deste ano. Após a implantação, começará um período de transição entre o sistema a ser substituído e o novo, de forma a não prejudicar os passageiros.

Durante esta fase de transição, que deve durar até o início do próximo ano, os cartões da Riocard continuarão sendo aceitos em todos os modais do transporte público municipal.

Fim da “Caixa Preta”

Inédito nas capitais brasileiras e já adotado em diversos países, este novo sistema dará ao município o controle da arrecadação tarifária e o monitoramento da demanda de passageiros. Assim, permitirá transparência financeira, planejamento com dados confiáveis e melhoria dos serviços de transporte.

Reconstrução do Transporte Público Carioca

A nova bilhetagem digital faz parte do processo de reconstrução do transporte público da cidade. A requalificação do sistema BRT foi a principal delas, com destaque para a compra de 561 novos ônibus, reforma das estações, reconstrução da pista da Transoeste em concreto e transformação de quatro estações da Transoeste em terminais. A obra de conclusão da Transbrasil e a construção do Terminal Gentileza, que irá integrar o BRT com o VLT e os ônibus municipais, também estão sendo feitas para a melhoria do transporte público.

Outro destaque é o acordo judicial firmado entre a Prefeitura do Rio, o Ministério Público Estadual e consórcios operadores de ônibus, que possibilitou a retomada de 73 linhas de ônibus na cidade. Este reforço na operação representa a reativação de mais de 630 pontos de ônibus em 18 bairros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura anuncia primeira fase do novo sistema de bilhetagem digital no BRT
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui