Prefeitura aprova 88 projetos do programa Reviver Cultural, no Centro

Iniciativa visa a revitalização da região, com a abertura de cinemas, centros culturais, entre outros equipamentos. A prefeitura vai bancar parte dos custos dos novos negócios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Relógio do Largo da Carioca - Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

O programa Reviver Cultural, voltado para revitalização comercial e cultura da região central, teve mais 88 projetos aprovados pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Trata-se de um projeto em que o município vai pagar os custos de ocupação de lojas térreas numa micro-região pré-determinada (imediações da Praça XV), desde que funcionem em horário estendido e nos finais de semana com programações de fundo cultural. A idéia vai ocupar mais de 1/3 dos imóveis térreos vazios na região.

Para Wilton Alves, da Sergio Castro Imóveis, que administra mais de um terço dos imóveis cadastrados para participar no projeto, o potencial de mudança é grande. “Nossos clientes proprietários cadastraram seus imóveis acreditando na idoneidade dos projetos e da idéia, e também na revitalização do Centro Histórico, que ressurge a partir da Praça XV, onde a grande evolução do país começou, em 1808”, diz. “Há consenso de que a região tem um futuro que já começou”, finaliza o veterano corretor de 84 anos, que aponta o grande avanço obtido com a formação da Aliança Centro, associação privada de proprietários da região que atua na fiscalização da zeladoria do bairro, em atuação direta com a Subprefeitura.

A divulgação dos projetos que foram contemplados deve acontecer nos próximos dias, juntamente com informações sobre os trabalhos a serem desenvolvidos e a formatação dos contratos a serem fechados. Cerca de 50 donos de imóveis no quadrante se cadastraram para participar e receber os projetos aprovados. Com a iniciativa, o poder público municipal espera que o Centro do Rio ganhe novas salas de cinema, centros culturais, além de galerias de arte, museus, entre outros equipamentos. Apenas os projetos que se cadastraram no edital da CCPAR puderam participar.

A Prefeitura também conta com outro projeto em andamento: o da Rua da Cerveja, a ser implantado na Rua da Carioca. Pelo projeto, donos de cervejarias artesanais serão comtemplados com financiamento para alugar os imóveis locais que estão vazios. Treze empresários já demonstraram interesse em empreender e revitalizar a histórica rua. Também faz parte dos planos da Prefeitura estender as facilidades a produtores de cachaças e licores, entre outras bebidas alcoólicas.

Advertisement

Informações: Lu Lacerda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura aprova 88 projetos do programa Reviver Cultural, no Centro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui