O programa Diversidade Qualificada, resultado da parceria entre a Coordenadoria da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Serviço de Aprendizagem do Comércio (Senac), capacitou uma turma de pessoas LGBTQIA+ e de baixa renda para serem cuidadores de idosos.
O programa já ofereceu mais de 250 vagas de cursos profissionalizantes a esse público, com ênfase especial em pessoas trans e travestis de baixa renda. No programa, os profissionais também são encaminhados ao mercado de trabalho, por meio do Banco de Oportunidades do Senac RJ.
“É muito gratificante ver a Prefeitura do Rio à frente de projetos que transformam a vida das pessoas, seja pelo ensino, capacitação ou exercício da cidadania. Conheço a realidade dos alunos que estão conosco e o esforço feito para participar das aulas. São pessoas que estão lutando para mudar de vida e vencer o preconceito”, comentou Carlos Tufvesson, Coordenador de Diversidade Sexual da Prefeitura.
Com duração de cinco meses, o curso de cuidadores de idosos permite aos alunos auxiliarem o idoso em suas limitações diárias, além de promover o bem-estar geral da pessoa atendida. No curso, os estudantes também tiveram aulas de formação em cidadania, para conhecerem os seus direitos e os diretios dos idosos.