A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), realizou nesta quinta-feira (17/11), no auditório da Procuradoria Geral do Município, a sessão pública do pregão eletrônico para a aquisição 270 novos articulados para o sistema BRT. A licitação foi dividida em cinco lotes e houve propostas para todos. Os vencedores que apresentaram os menores preços foram as empresas Marcopolo e Guanabara Diesel. A previsão é que os veículos, com capacidade mínima para 180 passageiros, sejam entregues entre novembro de 2023 e março de 2024. Ao todo, o município investirá R$ 864 milhões na compra dos ônibus.
Os próximos passos serão a homologação do resultado e a assinatura do contrato com os consórcios vencedores de cada lote, previstas para os próximos dias. Essa é a primeira compra de ônibus pela Prefeitura do Rio seguindo a determinação da nova norma ambiental Proconve P-8 (Euro VI), menos poluente, e que começa a vigorar a partir de 2023.
Com o resultado desta licitação, chega a 561 o número de ônibus comprados pela Prefeitura neste ano para a recuperação do sistema BRT. A SMTR realizou outras duas licitações em abril e maio para a aquisição de 291 novos veículos para o sistema, sendo 220 articulados e 71 ônibus do tipo padron. Os veículos já comprados nas licitações anteriores serão entregues até março de 2023.
Quase R$ 1 bilhão! Não irá adiantar tal investimento se a prefeitura insistir nos velhos erros: falta de cuidado com a credibilidade do sistema de cobrança das estações, não pode haver evasão de tarifas, as tarifas devem ser suficientes para bancar os serviços, não deve haver populismo tarifário, combate implacável com o vandalismo e com os vândalos.
Sem isto, estaremos apenas enxugando gelo.