Prefeitura dá início à limpeza do Rio Pavuninha, na Zona Oeste da cidade

Com a remoção das gigogas, pretende-se manter o espalho d'água livre e, assim garantir o escoamento das águas pluviais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Subprefeitura de Jacarepaguá e a Fundação Rio-Águas, entidades vinculadas à Prefeitura do Rio de Janeiro, deram início, nesta segunda-feira (15), à limpeza no Rio Pavuninha, ao longo da Rua Francisco de Paula, na região da Barra Olímpica, no trecho com a Avenida Abelardo Bueno. A limpeza do espelho d’água é feita com o emprego de máquinas.

“A remoção de gigogas é importante para manter o espelho d’água do rio livre e garantir o escoamento das águas pluviais. O trabalho das escavadeiras previne alagamentos e garante a desobstrução do canal do curso d’água”, explicou o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos, destacando que a limpeza deve durar aproximadamente duas semanas.

O Rio Pavuninha, que deságua no Rio Caçambé e segue para a Lagoa de Jacarepaguá, tem sido alvo de limpezas constantes por parte da Fundação Rio-Águas. A última ação aconteceu em dezembro de 2022. Com a proliferação das gigogas, aumenta a quantidade de mosquitos na região. Assim, a Prefeitura decidiu antecipar a programação de limpeza do rio, em 2023.

“Hoje antecipamos os trabalhos da limpeza do Rio Pavuninha. A proliferação de gigogas faz com que aumente a quantidade de insetos que podem levar doenças para os moradores do entorno. O rio também necessita de um tratamento de esgoto que deverá ser realizado pela Iguá Saneamento. Já estamos conversando com a empresa para, juntamente com a Prefeitura, resolver essa questão”, destacou a subprefeita de Jacarepaguá, Marli Peçanha.

Advertisement

As ações municipais também preveem a reposição de duas ecobarreiras. Os equipamentos têm como finalidade realizar o bloqueio de gigogas e de resíduos lançados na água. Na segunda-feira, foi recolocada a primeira ecobarreira, no trecho da Rua Francisco de Paula com a Avenida Abelardo Bueno. O segundo equipamento também será reposicionado na Rua Francisco de Paula com a Avenida Jaime Poggi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura dá início à limpeza do Rio Pavuninha, na Zona Oeste da cidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui