Prefeitura dá início à limpeza do Rio Pavuninha, na Zona Oeste da cidade

Com a remoção das gigogas, pretende-se manter o espalho d'água livre e, assim garantir o escoamento das águas pluviais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Subprefeitura de Jacarepaguá e a Fundação Rio-Águas, entidades vinculadas à Prefeitura do Rio de Janeiro, deram início, nesta segunda-feira (15), à limpeza no Rio Pavuninha, ao longo da Rua Francisco de Paula, na região da Barra Olímpica, no trecho com a Avenida Abelardo Bueno. A limpeza do espelho d’água é feita com o emprego de máquinas.

“A remoção de gigogas é importante para manter o espelho d’água do rio livre e garantir o escoamento das águas pluviais. O trabalho das escavadeiras previne alagamentos e garante a desobstrução do canal do curso d’água”, explicou o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos, destacando que a limpeza deve durar aproximadamente duas semanas.

O Rio Pavuninha, que deságua no Rio Caçambé e segue para a Lagoa de Jacarepaguá, tem sido alvo de limpezas constantes por parte da Fundação Rio-Águas. A última ação aconteceu em dezembro de 2022. Com a proliferação das gigogas, aumenta a quantidade de mosquitos na região. Assim, a Prefeitura decidiu antecipar a programação de limpeza do rio, em 2023.

“Hoje antecipamos os trabalhos da limpeza do Rio Pavuninha. A proliferação de gigogas faz com que aumente a quantidade de insetos que podem levar doenças para os moradores do entorno. O rio também necessita de um tratamento de esgoto que deverá ser realizado pela Iguá Saneamento. Já estamos conversando com a empresa para, juntamente com a Prefeitura, resolver essa questão”, destacou a subprefeita de Jacarepaguá, Marli Peçanha.

Advertisement

Leia também

10 coisas que só quem anda de ônibus no RJ vai entender

Polícia Militar planeja ampliar sistema de reconhecimento facial para 650 câmeras no RJ

As ações municipais também preveem a reposição de duas ecobarreiras. Os equipamentos têm como finalidade realizar o bloqueio de gigogas e de resíduos lançados na água. Na segunda-feira, foi recolocada a primeira ecobarreira, no trecho da Rua Francisco de Paula com a Avenida Abelardo Bueno. O segundo equipamento também será reposicionado na Rua Francisco de Paula com a Avenida Jaime Poggi.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura dá início à limpeza do Rio Pavuninha, na Zona Oeste da cidade

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui