Os serviços essenciais prestados pela Prefeitura de Arraial do Cabo têm sido impactados pela falta de energia elétrica, que ocorre desde segunda-feira (16). Os prazos apresentados pela concessionária Enel, inicialmente de 24 horas para o restabelecimento do fornecimento de energia, já foram ultrapassados, segundo o jornal Clique Diário.
Na área da Saúde, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) teve as suas atividades suspensas por conta da falta de luz ; e a unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF), da Boa Vista, perdeu vacinas estocadas. Na Secretaria de Segurança Pública, o abastecimento da frota foi suspenso.
A prefeitura de Arraial do Cabo enfrenta ainda a paralização de processos administrativos, como a quitação da folha de pagamento, que foi afetada pela falta de luz, repercutindo no pagamento da segunda parcela do 13º salário, no dia 20; e no salário mensal do funcionalismo.
O Concurso Público que estava em curso também foi paralisado, bem como as publicações do Diário Oficial. Diante do atraso no processo de seleção, a Secretaria de Administração assegurou que os prazos de inscrição e recursos serão prorrogados, para não prejudicar os candidatos.
A prefeitura tem exigido da Enel, o cumprimento da legislação vigente. Pelo art. 176 da Resolução nº 414, cabe à distribuidora restabelecer o fornecimento de energia dentro do prazo legal, com exceção de situações excepcionais. O Procon da cidade já deu entrada em medidas administrativas contra a concessionária, além de se colocar à disposição da população para acionar formalmente a Enel.