Prefeitura de Búzios quer garantir certificação internacional às praias Azeda e Azedinha

O Programa Bandeira Azul para Praias, Marinas e Operadores de Embarcações de Turismo Sustentável foi criado para incentivar os cuidados com as regiões costeiras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia Azeda, em Búzios / Wikipédia

As charmosas praias Azeda e Azedinha serão revitalizadas pela Prefeitura de Búzios, para que possam ser certificadas com o selo internacional de qualidade ambiental do Programa Bandeira Azul. Entre as intervenções que serão realizadas, estão a coleta diária de lixo, cuidados paisagísticos, instalação de lixeiras e sinalização, além de desenvolvimento de ações de educação ambiental voltadas para os comerciantes do ramo de alimentação que atuam nas praias.

A balneabilidade da Azeda e da Azedinha terá atenção redobrada, por isso, serão feitas análises constantes de amostras de água, para verificar o teor da sua qualidade. Essa é uma das condições a serem cumpridas na fase piloto do Programa Bandeira Azul, temporada 2023/2024. Ao todo, as praias serão obrigadas a cumprir 34 critérios do programa.

As praias são restritas à visitação. Não há hospedagem nos locais. Um casarão, que é usado como apoio para ambulantes e comerciantes instalados em barracas, é a única edificação da região. No local, os visitantes contam com uma série de opções de petiscos e, até refeições, feitas com peixes e frutos do mar.

Para chegar à Azeda e à Azedinha, que são contíguas, os turistas podem pegar barcos ou acessar um caminho a partir da Praia dos Ossos que, apesar de cansativo, revela uma das vistas mais belas da cidade de Búzios.

Advertisement

O Programa Bandeira Azul para Praias, Marinas e Operadores de Embarcações de Turismo Sustentável foi criado na França, em 1985, pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos Foundation for Environmental Education (FEE). Desde 1987, a programa é adotado em toda a Europa. Países não europeus começaram a aderir ao Bandeira Azul, a partir de 2021. No Brasil, o programa é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), integrante da FEE desde 2005.

As informações são do Diário do Porto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura de Búzios quer garantir certificação internacional às praias Azeda e Azedinha
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui