A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, lançou um projeto para construir um autódromo. O Autódromo Internacional de Duque de Caxias está previsto para ser construído nas margens do Arco Metropolitano. A área escolhida fica no bairro Figueira. O terreno está vazio e é cercado por mato. O projeto base está pronto e uma licitação já tem dia e hora para acontecer: 16 de setembro de 2024, às 10h.
A empresa ou o consórcio vencedor deverá executar a obra em 24 meses. O terreno é da prefeitura, mas o dinheiro para o empreendimento vem dos cofres do governo do estado. Ao todo, são R$ 349 milhões.
No entanto, segundo informações divulgadas pelo RJ2, nenhum órgão nacional ou internacional de automobilismo está sabendo disso.
A obra milionária não teve anúncio. No bairro Figueira, onde o autódromo internacional deve ser erguido, moradores não sabem dos planos.
No edital de concorrência, a prefeitura afirma que a cidade conta com uma boa infraestrutura para receber eventos esportivos de automobilismo. Diz também que o autódromo representa uma oportunidade única de impulsionar o turismo e gerar empregos. A pista terá 4.650 metros de extensão. O circuito é um pouco maior do que o Autódromo Internacional de Interlagos (4.309 metros), onde todos os anos é realizado o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.
O projeto inclui ainda 38 boxes para as equipes, camarotes, arquibancadas para 30 mil pessoas e estacionamento para quase seis mil veículos.
Procurada, a Prefeitura de Duque de Caxias não retornou.