Prefeitura de Itaguaí e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento promovem a Expo Carbono Neutro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento (SMMAP), promove a Expo Carbono Neutro e assume a responsabilidade na produção de um evento com redução de impactos ambientais, por meio de práticas e exposições de educação ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, valorização dos catadores de material reciclável, além da neutralização e minimização das emissões de carbono.

O secretário de meio ambiente e planejamento, Antonio Marcos Barreto, destaca: “A Expo 2023 tem como maior objetivo ser um evento com neutralidade de carbono, um dos gases do efeito estufa que, em grandes quantidades, culmina nas mudanças climáticas. A neutralização é uma ação de compensação, que se dará através do plantio de cerca de 2 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica nas unidades de conservação do município”. Os artistas que se apresentarão no palco principal do evento abraçaram essa causa e plantarão uma muda ao vivo durante seus shows.

A Expo Carbono Neutro receberá o selo Prima Consciência Climática, selo reconhecido e validado no Brasil e exterior, fornecido pela OSCID Prima. Antonio Marcos Barreto aponta: “Ação contra a mudança global do clima é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU na Agenda 2030. Esta é uma pauta extremamente necessária e nos demanda ações urgentes, é muito significativo um evento realizado pela Prefeitura de Itaguaí, na gestão do Prefeito Rubem Vieira (Rubão), que traga em seu escopo essas ações, com foco neste plantio de árvores nativas do ecossistema local, que durante anos, foi tão devastado”.

Além da neutralização, a Secretaria também trabalha na minimização das emissões de carbono através de ações estratégicas na área de resíduos sólidos, sendo possível destacar o incentivo do uso de descartáveis não biodegradáveis, a partir do fomento de aproximadamente 20% de copos, canudos e pratos biodegradáveis para os barraqueiros, e o aproveitamento dos estercos dos animais em exposição, que serão destinados para a biodigestão, processo que irá gerar biofertilizante e energia sustentável, ação em parceria com a ItaBio, que reafirma o compromisso do incentivo ao desenvolvimento da economia local.

Advertisement

A Expo 2023 também contará com instalações promovidas pela SMMAP distribuídas pelo evento como a EcoPista e EcoBikes, que são, respectivamente, uma pista de dança e bicicletas que, através do movimento, geram energia elétrica, que pode ser aproveitada para, por exemplo, carregamento de celular, a SMMAP espera com isso o estímulo à energia sustentável.

Além disso, a equipe da Secretaria irá também distribuir mudas de árvores nativas e ornamentais e divulgar em seus stands as suas ações e alguns de seus projetos como o selo sustentável de certificação para as empresas amigas do meio ambiente e o Sanear Mazomba, que além de explanações sobre o projeto de saneamento básico, a SMMAP também estará realizando cadastramento de moradores interessados em participar do projeto. Nos stands da Secretaria, um biodigestor e um protótipo do transporte de carga dos catadores de material reciclável também estarão expostos. Toda a equipe da Secretaria recebeu treinamento para as mediações durante o evento e, deste modo, ser capaz de proporcionar uma experiência rica, agradável e assertiva para os visitantes.

“Este é um dos principais eventos da cidade, que tem um enorme alcance e visibilidade e estamos fazendo deste evento um grande tributo à sustentabilidade. Nossa equipe tem trabalhado duro há semanas para construir uma Expo Carbono Neutro, que tem responsabilidade com os impactos ambientais gerados. A Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento desempenha um trabalho sério, íntegro e crítico no município, queremos que as pessoas possam conhecer cada vez mais esse trabalho e também queremos inspirar outras organizações de eventos. Nesta semana estamos dizendo para todo o Brasil que aqui, em Itaguaí, meio ambiente é levado a sério”, afirma o Secretário de Meio Ambiente e Planejamento, Antonio Marcos Barreto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura de Itaguaí e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento promovem a Expo Carbono Neutro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui