Prefeitura de Itaguaí inaugura nova sede da Residência Terapêutica

O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) já era oferecido na cidade, mas agora passa a funcionar em um imóvel próprio, o que representa um marco para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Prefeitura de Itaguaí inaugurou, nesta sexta-feira (05/05), a nova sede da Residência Terapêutica, localizada no bairro Vila Margarida. O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) já era oferecido na cidade, mas agora passa a funcionar em um imóvel próprio, o que representa um marco para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município.

O objetivo da unidade é oferecer aos usuários mais dignidade de vida. Atualmente, a casa abriga nove moradores: quatro mulheres e cinco homens, que recebem diariamente acompanhamento de uma equipe composta por cozinheira, auxiliar de cozinha, técnicos de enfermagem, cuidadoras, coordenação e equipe administrativa.

Como funciona
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Residência Terapêutica é uma unidade criada para atender às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves que perderam seus vínculos familiares e/ou comunitários.

“O prefeito foi sensível ao adquirir este imóvel para a saúde mental. Isso mostra o quanto o gestor está empenhado em investir na saúde pública municipal”, descreveu o Secretário de Saúde, Carlos Eduardo Zóia.

Advertisement

A Residência Terapêutica está vinculada ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que deverá acompanhar e orientar o trabalho das equipes do SRT, tendo como foco o cuidado em liberdade, a construção de autonomia, bem como o acesso à cidade.

“É importante salientar que essas pessoas eram colocadas em hospitais psiquiátricos, onde não tinham acesso a geladeira, fogão, não saíam, não tinham liberdade. A proposta dessa unidade é resgatar isso: que seja uma estrutura de casa, onde eles reaprendam a fazer coisas simples que foram perdidas ao longo desse período de institucionalização”, pontuou a diretora da RAPS, Andreia Kikumo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura de Itaguaí inaugura nova sede da Residência Terapêutica
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui