Prefeitura de Itaguaí lança ação para promover a paz no ambiente escolar

Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura para estimular a integração entre alunos, professores e comunidade escolar, o projeto aposta em atividades pedagógicas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Preocupada com os casos recentes de violência em escolas do Brasil, a Prefeitura de Itaguaí lançou esta semana, nos colégios municipais, a ação “Dia de Acolher”, uma iniciativa de acolhimento para promover a cultura da paz no ambiente escolar.
Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura para estimular a integração entre alunos, professores e comunidade escolar, o projeto aposta em atividades pedagógicas para incentivar o diálogo e a solidariedade, além de conscientizar sobre a importância do respeito e da valorização das diferenças.

  • “Esta é uma ação de prevenção às ameaças on-line em ambientes escolares. Vamos orientar alunos, famílias e profissionais da educação para que, juntos, possamos combater o ciclo atual de violência que atinge a sociedade”, explicou a secretária de Educação e Cultura, Nilce Ramos, que participou da ação em várias escolas de Itaguaí.

Uma das iniciativas mais marcantes foi a criação de um e-book com personagens de quadrinhos, direcionado ao ensino fundamental, que trata do tema de forma lúdica e criativa. Também foi produzido um vídeo educativo com a história de Emília e Tefinho, voltados para a educação infantil. A ação ainda contou com parceria da Casa Porto, da Porto Sudeste, através dos multiplicadores do Projeto Horta na Escola.

  • “A ação é um complemento de tudo o que a Secretaria já tem orientado às suas unidades escolares, através dos protocolos de segurança, como monitoramento de câmeras, portões fechados, identificação de pessoas que tentem adentrar as escolas, além da parceria com a Secretaria de Segurança, mantendo a guarda municipal e a ronda escolar dentro das nossas unidades”, afirmou Nilce, destacando ainda a preocupação em ouvir e cuidar de alunos, professores e famílias: “Já estamos acompanhando alunos nas questões socioemocionais. Mas, na ação, discutimos o tema com o intuito de construir a consciência de que a paz começa dentro de cada um de nós, que foi o lema do nosso dia e das ações vivenciadas por alunos, professores, servidores e pais”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura de Itaguaí lança ação para promover a paz no ambiente escolar
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui