A Prefeitura de Magé montou a operação verão para que moradores e turistas desfrutem das cachoeiras locais, sem gerar impactos ambientais negativos. Os principais meios de visitação ao patrimônio ambiental aquático são excursões rumo a Cachoeira Grande, Rio do Ouro e Santo Aleixo.
Para que elas ocorram, a Prefeitura de Magé exige solicitação prévia, credenciamento e colocação do selo de identificação nos veículos coletivos (ônibus, vans e micro ônibus).
À Subsecretaria de Turismo deve ser solicitada a autorização para a visitação. Uma vez acionada, a entidade vai verificar a existência de vagas para o dia desejado. As taxas a serem pagas serão comunicadas aos visitantes. O credenciamento anual custa R$ 69,10. Já a licença de acesso por veículo sai a R$ 255,04.
A Secretaria de Meio Ambiente adianta que é terminantemente proibido realizar churrascos, caçar e retirar plantas, emitir som alto e despejar lixo, além de consumir bebidas em garrafas de vidro nas cachoeiras. As infrações de quaisquer determinações são punidas com multa.
Pedidos de fiscalização e denúncias podem ser feitos pelo e-mail meioambiente@mage.rj.gov.br.
Informações: Rádio Tupi