Teve início nesta sexta-feira (17/04) a testagem rápida de pacientes para o Coronavírus em Niterói, promovida pela Prefeitura local.
De acordo com informações passadas pela administração do município, os testes se iniciaram nas unidades do Programa Médico de Família da Região Norte 1, nas unidades Teixeira de Freitas, Bernardino, Jhonatas Botelho, Caramujo, Morro do Céu e Viçoso Jardim. Aos poucos, o serviço será expandido para outras localidades de Niterói.
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, há a expectativa de que, nos próximos 3 meses, a cidade tenha 1 a cada 10 moradores testados. Ainda segundo ele, o trabalho vai se basear em experiências internacionais bem-sucedidas.
“Esses números são de padrões internacionais, já que o Brasil, por exemplo, testa 1 a cada 2.850 habitantes e a Coreia do Sul, que é exemplo de testagem no mundo de combate ao vírus, testa 1 a cada 110 habitantes. Essas informações vão possibilitar que a gente tenha um combate mais efetivo a essa pandemia”, disse o secretário.
O protocolo oficial de testagem foi realizado pela Prefeitura de Niterói, juntamente à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e à Universidade Federal Fluminense (UFF).
Esse protocolo diz que o teste sorológico deve ser realizado a partir do 8° dia de existência dos sintomas, que serão identificados pela equipe de atenção básica através do programa Médico de Família.
O objetivo é identificar o comportamento do vírus e definir estratégias mais efetivas para melhorar o planejamento das ações em Niterói.
“Isso vai ampliar e muito a nossa capacidade de testagem porque hoje nós só testamos os pacientes internados e em situação grave”, explicou Rodrigo Oliveira.