Prefeitura de Niterói e UFF firmam parceria para incentivar uso de bicicletas nos Campi do município

O convênio prevê uma série de iniciativas focadas na educação cicloviária e na melhoria da infraestrutura para ciclistas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Complexo da UFF, em Niterói (RJ) - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Niterói e a Universidade Federal Fluminense (UFF) estabeleceram um convênio de cooperação técnica visando promover a mobilidade urbana por bicicleta nos campi e arredores da instituição. Assinado nesta última terça-feira (26/03) no Solar do Jambeiro, o acordo representa uma iniciativa inovadora para fomentar e qualificar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e acessível.

A Coordenadoria Niterói de Bicicleta, órgão responsável pelas políticas cicloviárias do município, administrará o convênio por parte da Prefeitura. O prefeito de Niterói, Axel Grael, ressaltou que a parceria com a UFF fortalecerá a posição da cidade como amiga da bicicleta. “Niterói tem total vocação para o ciclismo, para a opção da mobilidade ativa. Temos várias frentes de cooperação com a UFF. Essa parceria específica com a universidade vai permitir que estudantes, professores e profissionais que trabalham nos diversos campi da universidade em Niterói possam fazer parte da construção do sistema cicloviário do município. Isso vai trazer maior mobilidade e segurança para os ciclistas. A comunidade acadêmica da UFF, pelo seu tamanho e expressividade, tem a contribuir de forma substancial nas ações de mobilidade voltadas ao ciclismo”, explicou Grael.

O convênio prevê uma série de iniciativas focadas na educação cicloviária e na melhoria da infraestrutura para ciclistas. Entre as ações propostas estão diagnósticos e planejamentos para incentivar o uso de bicicletas pela comunidade acadêmica, produção e análise de informações sobre o uso da bicicleta por estudantes, mapeamento da demanda por paraciclos e bicicletários, além da realização de um congresso científico sobre o tema da bicicleta.

O objetivo não é apenas aumentar o uso da bicicleta nos deslocamentos entre os campi da UFF, mas também melhorar as condições de acesso para aqueles que já utilizam esse meio de transporte. A iniciativa busca promover a “Cultura da Bicicleta” e reconhecer sua importância para o acesso e permanência dos estudantes na universidade.

Advertisement

“A comunidade acadêmica da UFF já é, reconhecidamente, adepta da bicicleta como um meio de transporte diário. Com este convênio, o objetivo é fortalecer e ampliar essa prática. Além de melhorarmos a segurança e a infraestrutura para os atuais ciclistas, estamos empenhados em atrair novos usuários, mostrando que pedalar é uma alternativa viável e segura para se deslocar pela cidade e pelos campi universitários”, declarou Filipe Simões, coordenador do Niterói de Bicicleta.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura de Niterói e UFF firmam parceria para incentivar uso de bicicletas nos Campi do município
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui