Prefeitura de Niterói faz vistoria nas obras de restauro da Casa Norival de Freitas

A construção foi adquirida pela Prefeitura de Niterói em 1977, foi tombada pelo Inepac. A casa está passando por uma minuciosa recuperação estrutural e reparo das instalações

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

A prefeitura de Niterói visitou nesta última quinta-feira (01/05) as obras em andamento de restauração da Casa Norival de Freitas, um imóvel histórico localizado no Centro do município. A casa, que está passando por uma minuciosa recuperação estrutural e reparo das instalações originais, tem sua fachada praticamente concluída. As obras de restauração estão a cargo da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), e a previsão é de que sejam finalizadas até dezembro deste ano.

A Casa Norival de Freitas será transformada na sede do Projeto Aprendiz Musical, uma iniciativa que promove a educação musical para jovens e crianças. O prefeito Axel Grael destacou a importância desse projeto, ressaltando o estado deplorável em que se encontrava o casarão antes do início das obras. “Esse imóvel estava praticamente em ruínas, com suas características arquitetônicas se perdendo. Essa casa é uma referência e um resquício do que foi o Centro de Niterói em outros tempos”, disse Grael.

A restauração segue as normas do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e inclui a construção de um prédio anexo nos fundos do imóvel. O prédio contará com três pavimentos e abrigará um centro de convivência, uma cafeteria, um auditório com camarim, uma sede administrativa, um estúdio e um espaço de contemplação do casarão. O investimento total da Prefeitura de Niterói na obra é de R$ 29,1 milhões.

2037 capa 1 Prefeitura de Niterói faz vistoria nas obras de restauro da Casa Norival de Freitas

Para Márcio Cabral, neto de Norival de Freitas, a restauração da casa é uma iniciativa que resgata memórias afetivas. “Essa casa foi desapropriada em 1977. Agora, entrando nela novamente, tenho uma memória muito grande e muito afetiva dos tempos de infância. É muito bom que a Prefeitura esteja recuperando o casarão e reavivando a memória de Norival de Freitas”, declarou Cabral.

Advertisement

Construída entre 1921 e 1926 e originalmente chamada de Solar Notre Rêve, o casarão foi idealizado para abrigar o político fluminense Norival de Freitas e sua família. Adquirido pela Prefeitura de Niterói em 1977, foi tombado pelo Inepac. A casa é um exemplar remanescente da arquitetura residencial do início do século XX e representa uma parte significativa da história da antiga capital fluminense.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura de Niterói faz vistoria nas obras de restauro da Casa Norival de Freitas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui