Prefeitura de Niterói já implantou 880 microchips em cães e gatos para evitar abandono de animais

Equipamento ajuda na localização de animais perdidos ou abandonados. Ação integra um conjunto de iniciativas realizadas pelo município para proteção dos pets

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Iniciativas inovadoras contribuíram no combate ao abandono e desaparecimento de animais em Niterói em 2022 (Foto: Divulação)

O investimento em inovação para combater o abandono animal e para a proteção de pets em caso de desaparecimento foi uma das tônicas da Prefeitura de Niterói em 2022. O implante de microchips contendo informações sobre o animal e seu tutor é uma dessas ações. Desde agosto, 880 animais domésticos já receberam o implante do microchip na escápula, feito durante as cirurgias de castração realizadas pelo município. Junto com o implante, os donos também recebem uma medalhinha para colocar na coleira do animal que possui um QR Code contendo os dados do tutor para acionamento caso o pet se encontre desaparecido.

Em 2023, outra iniciativa se somará a esse trabalho: o aplicativo Niterói Animal, lançado em 2021, irá oferecer uma ferramenta de georreferenciamento que ajudará a localizar bichinhos que se perderem ou forem abandonados na cidade.

Paralelamente, houve aumento significativo do número de castrações gratuitas de animais domésticos. Niterói fecha o ano com o total de 3.400 castrações realizadas no Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, agendadas no aplicativo Niterói Animal, e no castramóvel, que percorreu os bairros de Santa Rosa, Vital Brazil, Jurujuba, Barreto, Largo da Batalha, Centro e Ponta D’Areia.

Se um animal que tem a medalhinha for encontrado sozinho na rua será possível escanear o código para localizar o tutor e apurar se o pet se perdeu ou foi abandonado. No segundo caso, o dono do animal pode ser imputado por crime de abandono. Essas ferramentas são muito importantes e exemplo da seriedade da política de proteção animal em Niterói”, explica Marcelo Pereira, coordenador de Defesa Animal da Prefeitura de Niterói.

Advertisement

Outra frente importante do trabalho da Ceda é o incentivo à adoção de animais domésticos. Nas campanhas realizadas em 2022, mais de cem pets, entre cães e gatos, ganharam novos lares. Para 2023, está sendo estruturado o programa Adotar Niterói, com a realização de quatro grandes eventos de adoção com diversas atrações, além da continuidade do apoio dado a instituições e entidades da sociedade civil que organizam feiras de adoção.

O coordenador Marcelo Pereira destaca que o Espaço Adoção, no aplicativo Niterói Animal, será ampliado em 2023.

O aplicativo Niterói Animal fechou 2022 com 13.340 usuários cadastrados, que têm acesso ao agendamento de castração e também ao espaço com fotos de animais para adoção, que vamos ampliar. No ano que vem planejamos também disponibilizar no app cursos sobre o tema”, disse Pereira.

Outras iniciativas

Após a bem-sucedida atuação no apoio ao resgate de animais durante a tragédia climática de Petrópolis, em fevereiro deste ano, a Coordenadoria de Defesa Animal (Ceda) de Niterói manterá a parceria com o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), que conta também com a parceria da Defesa Civil de Niterói. O trabalho contou com médicos veterinários e doação de medicamentos e 1,2 mil quilos de ração através de campanhas.

A conscientização sobre a importância da proteção animal virou atividade escolar. A educação animalista nas escolas do município foi aplicada por meio de atividades lúdicas com jogos educativos e distribuição de cartilhas.

Niterói foi palco durante três dias, em agosto, do 8º Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal, onde profissionais de diversos locais do Brasil e do mundo debateram sobre os temas sob as mais diversas óticas e houve também apresentação de trabalhos na área.

A Ceda também possui um curso online gratuito sobre guarda responsável de animais para servidores municipais e cidadãos niteroienses. São cinco vídeo-aulas que abordam desde os cuidados básicos com animais domésticos até a legislação que protege os animais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura de Niterói já implantou 880 microchips em cães e gatos para evitar abandono de animais
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui